Duas novas sirenes de alerta de chuvas são ativadas em Itaipava

Duas novas sirenes de alerta de chuvas são ativadas em Itaipava

Equipamentos estavam instalados desde 2016, mas nunca funcionaram.

SIRENE - Duas novas sirenes de alerta de chuvas são ativadas em Itaipava
Duas novas sirenes de alerta de chuvas são ativadas em Itaipava

Começaram a funcionar nesta segunda-feira (18) em Petrópolis, as primeiras sirenes com tecnologia de alerta de inundações e de quantidade de chuva simultaneamente.



Segundo a Prefeitura, os equipamentos estavam instalados na Estrada do Gentio e Buraco do Sapo, em Itaipava, desde 2016, mas com a crise financeira do estado nunca funcionaram.

Este ano, as sirenes foram acionadas através de uma parceria público-privada por meio da empresa que faz a manutenção de mais 18 sirenes na cidade.




De acordo com a Prefeitura, o controle da altura do Rio Santo Antônio será feito por meio de uma régua linimétrica, que indica três estágios de alerta: mínimo, médio e máximo. Além disso, o sistema também vai contar com um pluviômetro, igual aos outros 18 conjuntos de sirenes existentes na cidade, que indica a quantidade de chuva na região.

O acionamento das sirenes acontece quando o rio chega em três metros e pode ser feito de três maneiras: pela internet, manualmente e também por um rádio que funciona em uma distância de até um quilômetro.




O equipamento será entregue para um morador voluntário que faça parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec).