Guarda Civil dá início ao Proppaz no Distrito da Posse

Guarda Civil dá início ao Proppaz no Distrito da Posse

150 alunos da Escola Municipal Moyses Furtado Bravo participam

do Programa Promotores da Paz neste semestre

aulas - Guarda Civil dá início ao Proppaz no Distrito da  Posse
Guarda Civil dá início ao Proppaz na Posse

A Escola Municipal Moyses Furtado Bravo deu início às aulas do Programa Promotores da Paz nesta segunda-feira (16.04). São 150 alunos de cinco turmas (três de oitavo ano e duas de nono) que tiveram contato com os agentes da Guarda Civil Augusto Carvalho e Paulo Renato de Oliveira. A chegada no colégio da Posse faz parte do planejamento de levar a atividade feita em conjunto com a Secretaria de Educação aos distritos.




Isso é possível graças à doação de um carro feito pelo prefeito Bernardo Rossi. Esse veículo serve para os deslocamentos dos instrutores entre as cinco escolas participantes.

“É a primeira vez em 10 anos de existência do Proppaz que o programa vai para os distritos e para escolas mais distantes da sede da Guarda. Isso só pode acontecer graças ao entendimento do prefeito Bernardo Rossi sobre a importância desse programa para todos os alunos participantes, que tornam propagadores da mensagem da paz”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Neste semestre, as aulas já tiveram início na Comac – dentro do programa “Eu construo meu amanhã” –, na Augusto Pugnaloni (Itaipava) e na Hercílio Moretti. Na próxima quinta-feira (19.04), está previsto o começo do curso na Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio.

Para a Escola Moyses Furtado Bravo, o Proppaz é mais uma atividade dentro do projeto “Pensando e agindo verde – Cidadania 365”, desenvolvido no primeiro bimestre. Só neste mês de abril, o colégio desenvolve atividades para marcar o Dia da Mentira (dia 1º), Dia Mundial da Saúde (07), Dia do Hino Nacional Brasileiro (13), Dia Nacional do Livro Infantil (18), Dia do Índio (19), Dia de Tiradentes (21) e Dia do Descobrimento do Brasil (22). Também foram feitas outras ações, como o Proerd (Programa de Educacional de Resistência às Drogas), realizado pela Polícia Militar, a Semana Literária e a ação “Cuidando da Saúde”.



“O Proppaz é importantíssimo para trazer temas e valores que precisam estar enraizados para a boa convivência em sociedade. O conhecimento desses valores na escola vai enriquecer muito para todos os alunos. Temos uma expectativa muito grande sobre o que pode gerar para eles. Nesse primeiro contato, vimos que eles estiveram muito interessados e participativos”, destaca a diretora a Moyses Furtado Bravo, Marta Maria Teixeira Morelli Rodrigues, que está à frente da escola desde 2012.

O programa é voltado para estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. O curso é dividido em três etapas. A primeira acontece em sala, quando os alunos aprendem noções de cidadania, valorização da família, cultura da paz, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Depois acontecem os “Jogos Proppaz”, com a realização de atividades esportivas e lúdicas entre os jovens e os instrutores. Por fim, eles conhecem os trabalhos realizados no dia a dia pelos agentes na ação “Guarda por um dia”.