Inmet emite aviso de chuva intensa com possibilidade de alagamentos até sexta-feira

Inmet emite aviso de chuva intensa com possibilidade de alagamentos até sexta-feira

Segundo o Inmet, instabilidade do tempo é provocada pela grande quantidade de umidade no ar.

chuva serra - <center>Inmet emite aviso de chuva intensa com possibilidade de alagamentos até sexta-feira</center>
Alerta de chuva é válido também para Petrópolis, no RJ

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva intensa com possibilidade de alagamentos na Região Serrana do Rio até sexta-feira (2). De acordo com o órgão, também há possibilidade de queda de árvores e de energia.

Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, em todo o Estado do RJ, o volume de chuva está acima do esperado para o mês de fevereiro.

 “O tempo instável é devido a uma grande quantidade de umidade
na atmosfera associado a perturbações, que são espécies de ondas no campo de vento”, disse.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 Km/h). Porém, o meteorologista afirma que tanto o volume de chuva, quanto a velocidade do vento, podem ser maiores até sexta-feira (2).

“Pode chover 50 mm ao longo do dia, mas também em apenas uma hora”, disse Olívio.

O meteorologista afirmou ainda que o aviso de chuva intensa também foi informado para as secretarias de Defesa Civil dos municípios.

Segundo o Inmet, o aviso é válido para os municípios de Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Teresópolis e Nova Friburgo.