Cães e Gatos do Fazenda Inglesa, Contorno, Vale do Carangola Cuiabá e adjacências serão vacinados no sábado dia (25.11)

Cães e Gatos do Fazenda Inglesa, Contorno, Vale do Carangola Cuiabá e adjacências serão vacinados no sábado dia (25.11)

Imunização encerra campanha antirrábica no município

Prefeitura de Petrópolis informa
Prefeitura de Petrópolis informa

A prefeitura encerra no próximo sábado (25.11) a campanha de vacinação antirrábica do município. Dividida em sete etapas, a imunização protegeu 32 mil animais. A última fase ocorre em 5 Postos de Saúde, 4 Associações de Moradores e em 7 pontos de vacinação, além das ações volantes nos bairros: Contorno, Fazenda Inglesa, Alto da Derrubada, Duarte da Silveira, Moinho Preto, João Xavier, Rocio, Vale do Carangola, Manga Larga, Madame Machado e Cuiabá, de 9 às17h.



A campanha de vacinação antirrábica que teve início em maio chega ao fim cumprindo o cronograma previsto. A prefeitura informa aos moradores que não conseguiram vacinar os seus animais de estimação nos meses anteriores que esta é a oportunidade de encaminhá-los para receber a imunização. Em Petrópolis não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que 900 animais domésticos sejam imunizados na região e protegidos contra a doença por um ano. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que a raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas.


“Conseguimos seguir o nosso cronograma e manteremos a doença afastada do município. A pessoa que não conseguiu acompanhar a vacinação no seu bairro poderá procurar esses postos para que os animais recebam as doses. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra raiva que é uma doença que pode ser transmitida para pessoas e levar a morte”, alerta o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.





O cronograma de vacinação seguiu a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais foram imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de 1 ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações adotadas durante a campanha, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

“A vacina não apresenta contraindicação e não é preciso levar o comprovante anterior, basta apresentar um documento de identidade do dono do animal. Nós só não iremos fazer a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

O transporte dos animais também deve ser realizado de forma adequada com coleiras ou caixas de transportes. Cães e gatos que tiverem histórico de agressividade precisam estar utilizando uma focinheira.

“É importante que um adulto conduza os animais no dia da vacinação. É muito arriscado colocar crianças para realizar esse transporte ou imobilização por ser uma situação de estresse para o animal e ele pode ficar agressivo ou até mesmo fugir. Outro ponto importante é quanto às fêmeas que estiverem amamentando ou grávidas, elas também podem ser vacinadas, no entanto elas precisam ser conduzidas para vacinação com conforto e tranquilidade”, ressalta Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.




 7ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal

Data 25/11/17

PV1

. Associação de Moradores do Contorno

Horário de Funcionamento: 9 às 12h

. PSF Fazenda Inglesa

Horário de Funcionamento: 13h30 às 17h

PV2

. Rocio

Horário de Funcionamento: 9 às 12h

. Comunidade Alto da Derrubada

Horário de Funcionamento: 13h30 às 17h

PV3

. PSF São João Batista (Duarte da Silveira)

Horário de Funcionamento: 9 às 13h

. Associação de Moradores São Francisco  (Duarte da Silveira)

Horário de Funcionamento: 13h30 às 17h

. PSF Moinho Preto (Rua João Xavier)

Horário de Funcionamento: 14h30 às 16h30

PV4 

. PSF Vale do Carangola

Horário de Funcionamento: 9h às 13h

. Associação de Moradores Vale do Carangola

Horário de Funcionamento: 13h30 às 15h30

. Bar do Chiquinho (depois da Ponte) – Vale do Carangola

Horário de Funcionamento: 15h30 às 17h00

PV5

. Manga Larga (bar da Quadra)

Horário de Funcionamento: 9 às 12h

. Casa da D. Jane / Manga Larga

Horário de Funcionamento: 13 às 13h40

. Vila Gal Ayrosa / Manga Larga

Horário de Funcionamento: 14 às 15h

. Vila das sete casas BR 040

Horário de Funcionamento: 15h30 às 17h

PV6

. Associação de Moradores Madame Machado

Horário de Funcionamento: 9 às 12h

. PSF 1º de Maio / Madame Machado

Horário de Funcionamento: 13 às 17h

PV7

. Cuiabá – Volante

(em vários pontos dentro do Bairro)

Horário de Funcionamento: 9 às 17h

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.