Câmara de Vereadores comemora em evento no Quitandinha 175 anos.

Câmara de Vereadores comemora em evento no Quitandinha 175 anos.

Tradicional evento teve entrega da Medalha Koeler e títulos de Cidadão Petropolitano

Câmara de Vereadores comemora em evento no Quitandinha 175 ano (Foto: Ari Gomes)
Câmara de Vereadores comemora em evento no Quitandinha 175 ano (Foto: Ari Gomes)

Matéria de Yuri Lima (Diário de Petrópolis)

O defensor público e professor na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Dr. Cleber Francisco Alves e o médico, político, sócio fundador do Lions Clube de Petrópolis, Jamil Miguel Sabrá (homenagem póstuma) foram os homenageados, na noite de sexta-feira (16), com a Medalha Koeler.




A honraria é concedida pelo Poder Legislativo como parte das comemorações pelo aniversário de 175 anos de Petrópolis. O evento é uma parceria entre a Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e ocorreu no Palácio Quitandinha.


– Hoje é especial porque  Jamil Sabrá, que é meu pai, recebe uma homenagem póstuma. A Câmara, que fez essa honraria, realmente encheu nossos corações de alegria. Esse é o reconhecimento do trabalho de um político de primeira linha. Um político que está entre os melhores do país pelas suas qualidades. Um homem devotado à cidadania e ao bem comum – declarou o ex-deputado federal Nelson Sabrá.

Na entrega da medalha póstuma, toda a família Sabrá subiu ao palco para receber a honraria. Inclusive a esposa de Jamil, Nilse Caminhada Sabrá, que completa 100 anos em 2018, algo que emocionou a plateia, que a recebeu com aplausos. Estavam presentes o vereador Jamil Sabrá Neto e o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá, netos do homenageado.

Entre 1963 e 1971, Jamil Sabrá exerceu dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do antigo Estado do Rio de Janeiro, em Niterói. Mesmo seguindo a carreira política, continuou a exercer a medicina e em seu consultório, onde mantinha amostras grátis que eram entregues aos pacientes carentes.

Tornou-se prefeito de Petrópolis de 1976 a 1983. Os principais marcos de seu mandato foram os investimentos em organização e estruturação pública. Além do investimento em educação e saúde. Criou o Sistema de Controle Orçamentário antes da Lei de Responsabilidade Fiscal e estimulou a formação de Associações de Moradores.

– Ele introduziu na administração pública alguns vetores fantásticos, o primeiro deles foi o controle orçamentário. Para fazer uma gerência sabendo o que iria ocorrer no ano seguinte. Naquele período não havia planejamento nem controle. Algo que é exercido hoje. Além disto, o ensino fundamental, que hoje vai até o 9º ano, que teve o Ensino Médio incorporado, ele se antecipou à reforma do MEC e fez aqui com os miniliceus. Esta é a preocupação com o ensino público. Além de dobrar a capacidade do Hospital Nelson de Sá Earp – lembrou Nelson.

Dr. Cléber Francisco Alves também recebeu a medalha Koeler. Petropolitano, nascido em 1969, é mestre e doutor pela PUC-Rio. Em sua formação, passou um período morando nos Estados Unidos e na França para a realização da sua tese de doutorado. A ideia foi comparar o modelo de assistência judiciária dos países com o Brasil, algo que resultou no livro “Justiça para Todos! Assistência Jurídica Gratuita nos Estados Unidos, França e Brasil”.

– Devo confessar em termos da minha trajetória pessoal, a homenagem que hoje recebo é de muito significativa. Em uma cidade aristocrática e de tantas personalidades de elevada estatura moral, intelectual e social, como é Petrópolis, deveria ser bastante improvável que um filho de um humilde peão de fábrica e uma costureira, ambos sem ter tido a oportunidade de completar o ensino primário, viesse a ser contemplado com tal honraria – falou em seu discurso Dr. Cleber.

O homenageado ainda ressaltou os nomes de Paulo Igor, que o indicou para o prêmio, dos vereadores e de todos os representantes da sociedade que formavam a mesa.



Atualmente, Dr. Cleber ocupa a função de coordenador regional da Defensoria Pública em Petrópolis e Três Rios. Além de ser membro da Academia Petropolitana de Educação e sócio benemérito da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas.

Título de Cidadão Petropolitano

A cerimônia no Palácio Quitandinha concedeu o título de Cidadão Petropolitano a 43 homenageados. A tradicional honraria do Poder Legislativo é entregue para aqueles que não nasceram na cidade mas se destacam em diversos setores da sociedade.

– Este evento é de grande importância para a Câmara e um dia especial para aqueles que são apaixonados por Petrópolis e não nasceram aqui. Quem se torna hoje um petropolitano de fato e de direito, um petropolitano que já é de coração e que hoje ganha a cidadania petropolitana. Eu já fui vereador e sei como é difícil escolher os nomes, como é uma honraria disputada. É complicado você ter uma lista enorme de pessoas e, para agraciar, você pode apenas escolher três. Hoje quem recebe esse título é uma pessoa que merece muito essa honraria, que tem contribuído com nossa cidade. É também um momento de reflexão, dos nossos ancestrais e das pessoas que ajudaram a fundar a cidade de Petrópolis. Sempre pensando no futuro – declarou o prefeito Bernardo Rossi.

Dentre os novos petropolitanos, estava o senador Eduardo Lopes (PRB). Bacharel em teologia, jornalista e articulista, membro da União Internacional dos Pastores (UNIPAS) e capelão. Nomeado por Antônio Brito (PRB), o parlamentar estava lisonjeado com o reconhecimento.

– Recebo hoje o título de Cidadão Petropolitano, com muita honra. Hoje marquei agenda o dia inteiro na cidade. Estou aqui desde manhã e visitei vários pontos turísticos. O meu trabalho aqui é no sentido de estar disponível para sempre atender os petropolitanos. Estive várias vezes em Petrópolis, sempre com compromissos políticos, mas hoje eu visitei o Museu Imperial e fiquei maravilhado. Tomei um banho de história. Esta nomeação é uma honra porque se tornar um cidadão petropolitano é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo. Eu enxergo a missão do senador como um servidor dos prefeitos, ou seja, servindo o prefeito estamos servindo o município – declarou o senador Eduardo Lopes.

Cada vereador da cidade escolheu três pessoas para receber a honraria. No momento do recebimento do título, os parlamentares recebiam os seus nomeados no palco.

O evento contou com a presença do bispo Dom Gregório, do deputado federal Júlio Lopes, do deputado estadual Marcos Vinicius ‘Neskau’, do comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve, tenente-coronel Ronald Alexandre Mandim, do presidente da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Schaefer, do desembargador Michel Pachá, do defensor público André Luiz Machado, coronel Ramon Camilo, comandante do 15º GBM, do comandante do Pico do Couto, Pedro Henrique Morsch Mazzoni.

As pessoas que receberam o título de Cidadão Petropolitano

Sr. JOÃO MARCOS XAVIER DOS SANTOS

Exm.º Sr. EDUARDO BENEDITO LOPES

Sr. ADILSON LUIZ DA SILVA

Sra. JÉSSICA OHANA TAVARES

Exm.º Sr. RENATO COZZOLINOHARB

Exm.º Sr. WALNEY DA ROCHA CARVALHO

Dr. ROLIX HOFFMANN

Dr. ANDRÉ MARCHIORI

Sr. GEORGE PAIVA COSTA FILHO

Sr. FERNANDO RACHE ALVES MEIRA

Exm.º Dr. CIRO FERREIRA GOMES

Sra. NEIVA MARIA DE ABREU VOIGT

Dr. JOHN WILLIAM BEITH

Sr. FRANCISCO PAULO PIRES GOMES

Ten. JOEL PESSATA DO NASCIMENTO

Sra. TÂNIA REGINA MALTEZ

Sr. MARCO ANTONIO DO CARMO NETO

Sr. PAULO MALAQUIAS TAVARES

Sr. JOSÉ REINALDO SOARES DA CRUZ

Revm.º PASTOR SEBASTIÃO LUIZ DA SILVA

Sr. HAROLDO DOS SANTOS

Sra. MILLENA CAROLINE MORAES DE MIRANDA

Dra. CRISTIANE MARINS FERREIRA

Sr. JOSÉ DAMIÃO BOTELHO

Sr. MARCO ANTÔNIO DE ARAUJO PORTES

Sgtº. ALVIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA LOUREIRO

Dr. FABRÍCIO BOLPATO LOURES

Sra. ROSANA HAZAN PARANHOS DE ARAÚJO

Cel. PAULO RENATO MARTINS VAZ

Sr. DIMAS JOSÉ DA SILVA

Exm.º Dr. CESAR FELIPE CURY

Prof.°Mestre RENATO DE VASCONCELOS FARJALLA

Prof.° Mestre FREDERICO FERREIRA DE OLIVEIRA

Ten. Cel. RONALD ALEXANDRE MANDIM DE OLIVEIRA

Sr. ADEMIR DA COSTA MAIA

STen. PAULO RENATO DA CONCEIÇÃO

Sr. CLAUDIO ROBERTO RAMPINI JUCÁ

Prof.° PAULO OTTONI DE AZEVEDO FILHO

Dra. IVANA SIQUEIRA MAURO

Sra. FERNANDA SANTOS FENANDES

Dr. MARCUS BARRETO CONDE (orador representante dos cidadãos)

Dr. JOÃO AUGUSTO PESSÔA DO NASCIMENTO

Dr. RICARDO XAVIER ARAÚJO FEIO




Matéria de Yuri Lima –  (Diário de Petrópolis)

Anúncios