Concer reabre KM 81 da BR040 após desinterdição do trecho pela Defesa Civil

Concer reabre KM 81 da BR040 após desinterdição do trecho pela Defesa Civil

Reabertura da pista sentido RJ será parcial e monitorada, a partir de domingo (29)

A concer informa aos usuários
A concer informa aos usuários

A partir de domingo, 29 de abril, a Concer reabrirá parcialmente o km 81 da BR-040, no sentido Rio de Janeiro, ao tráfego de veículos. A medida ocorrerá após decisão da Defesa Civil de Petrópolis de desinterditar uma das faixas da pista, baseada no resultado dos laudos técnicos apresentados em março pela Concer sobre a causa do afundamento de solo na comunidade do Contorno, situada às margens da rodovia.




O resultado das investigações técnicas, conduzidas por alguns dos maiores especialistas em geologia do país, concluiu que a ocorrência não teve relação com o túnel da Nova Subida da Serra.

A desinterdição parcial foi comunicada pela Defesa Civil ao Ministério Público Federal na última terça-feira e ocorrerá em paralelo a um monitoramento de como se comportará aquele trecho da pista e as moradias da comunidade – também interditadas desde novembro passado – com o restabelecimento do fluxo de tráfego. Esse acompanhamento técnico será feito por um prazo de sete dias a partir da reabertura parcial da estrada.


Com a reabertura do trecho, poderão transitar pela pista sentido RJ carros, coletivos, caminhões e carretas, à exceção de veículos de carga com dimensões especiais.

Durante a desinterdição parcial, a pista do sentido Juiz de Fora, que opera desde novembro em regime de mão dupla, permanecerá com apenas uma faixa aberta ao tráfego, permitindo a retirada da sinalização provisória ao longo de trecho de três quilômetros.

Em 29 de novembro, a Comunidade do Zizinho, que integra a região do Contorno (situada a 300m do afundamento de solo), foi totalmente desinterditada pela Defesa Civil, permitindo que 40 famílias voltassem para casa. A decisão tomada em relação ao Zizinho também levou em conta laudos técnicos apresentados pela Concer ao órgão municipal.

A Concer informa que todos os documentos, entre relatórios, laudos técnicos, resultados de análises e sondagens produzidos em relação ao afundamento de solo na Comunidade do Contorno foram encaminhados em março não apenas à Defesa Civil do município mas também aos demais órgãos que acompanham a evolução dos estudos e providências adotadas desde 7 de novembro de 2017.

O mais recente documento disponibilizado às autoridades é uma nota técnica, assinada por empresa especializada, que detalha as intervenções executadas para a correção da cratera e para o reforço estrutural daquele trecho da rodovia, que encontra-se seguro e apto ao pleno restabelecimento do tráfego.



Para informações atualizadas sobre as condições de tráfego na BR-040, o usuário deve ligar para a Central de Atendimento Concer: 0800-2820040. Portadores de deficiência auditiva e de fala: 0800-2810041. Acesse também concer.com.br, no App Concer, Facebook Concer e inscreva-se no WhatsApp Concer (21-99724-2655, Duque de Caxias| 97288-3912, Serra | 997848115, Itaipava-Juiz de Fora).

Quem desce a serra, trafegará pela faixa da direita entre os kms 80 e 81
Quem desce a serra, trafegará pela faixa da direita entre os kms 80 e 81

COMO FUNCIONARÁ O TRECHO COM A DESINTERDIÇÃO PARCIAL DO KM 81

Quem sobe a serra, no sentido Juiz de Fora, trafegará pelo trecho pela faixa da direita entre os kms 81 e 78. A faixa da esquerda nesse trecho ficará interditada para retirada da sinalização provisória. O retorno do km 81 (saída 80-A, logo após o Túnel Quitandinha) permanecerá interditado. Já retorno existente no bairro Duarte Silveira, km 79, será reaberto ao trânsito.




Quem desce a serra, trafegará pela faixa da direita entre os kms 80 e 81. Na altura do Viaduto Galdino Pimentel, a pista vai operar com as duas faixas normalmente.

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.