CPTrans cria faixa seletiva para ônibus durante teste de trânsito em Itaipava

CPTrans cria faixa seletiva para ônibus durante teste de trânsito em Itaipava

Teste de trânsito em Itaipava

Teste de Trânsito em Itaipa - CPTrans cria faixa seletiva para ônibus durante teste de trânsito em Itaipava
CPTrans cria faixa seletiva para ônibus durante teste de trânsito em Itaipava

Para diminuir o tempo de viagem dos ônibus urbanos a CPTrans criou nesta segunda-feira (16.04) uma faixa seletiva em um trecho de cerca de 400 metros em Itaipava. A mudança foi realizada entre 16h e 19h no trecho entre a rotatória próxima ao Terminal Itaipava e a Serraria Itaipava.




A intenção é verificar se a alternativa diminui o tempo de viagem dos ônibus que utilizam o itinerário, melhorando o dia a dia dos usuários de transporte coletivo. Nesta terça-feira (17) a companhia realiza, pela segunda vez, testes no local.

Durante o teste, agentes da CPTrans estiveram no local para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Foram utilizados grades, cones, placas, dentre outros materiais de sinalização para dividir a pista. Engenheiros da CPTrans também permaneceram no local verificando as alterações. Os dados dos GPS dos ônibus também serão utilizados para elaboração do relatório que vai definir se a medida será aplicada em definitivo.

“Nesse primeiro dia há comportamento diferenciado do segundo, quando os motoristas já sabem como se portar diante das alterações de trânsito, por isso os testes são feitos em, no mínimo, dois dias. Nossa intenção é criar alternativas viárias que permitam aos usuários de transporte público diminuir o tempo do seu deslocamento. Criando uma faixa extra, estamos tirando o ônibus do fluxo intenso e dando a possibilidade de que ele avance trechos importantes que, no fim das contas, será fundamental para diminuir o tempo total da viagem”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.



As mudanças em análise em Itaipava fazem parte de uma série de testes que vem sendo realizados pela companhia na tentativa de diminuir o tempo total de viagens dos veículos de transporte público. Na última semana, faixas seletivas foram criadas na Paulino Afonso e Montecaseros excluindo a possibilidade de conversão à esquerda. Já na semana anterior, uma mudança foi feita na Avenida Tiradentes, autorizando que os ônibus urbanos que seguiam da Avenida Imperatriz utilizassem o trecho em direção à Koeler, ao invés de seguir pela Raul de Leoni e Ipiranga.