Convênio com Parque tecnológico está sendo articulado

O departamento de Políticas de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou uma visita nessa segunda-feira (08.05) ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). A comitiva foi recebida pelo diretor executivo do parque, José Carlos Pinto e pela gerente de articulação, Lucimar Dantas.  Na ocasião, a diretoria do Parque Tecnológico da UFRJ abriu as portas para a integração e intercambio de network, experiências, tecnologia, conhecimento e negócios com o PTRS.

“Com esse convênio, o setor de tecnologia de Petrópolis passa a estar inserido em um ecossistema nacional de inovação e tecnologia do qual já fazem parte alguns dos principais parques tecnológicos do país como o Tecnopuc em Porto Alegre e Porto Digital em Recife”, disse Darlan Mendes.

Ainda de acordo com o diretor do departamento de Políticas de Ciência e tecnologia “a ação vai ao encontro do objetivo do governo que é o de promover e fomentar o desenvolvimento e fortalecimento do setor tecnológico da cidade. Essa é uma importante vocação econômica da nossa cidade. Durante a conversa com a diretoria do parque, foi citada também a possibilidade de intercambio de tecnologia em outros setores como Cervejeiro, Moda e Turismo”, citou Darlan Mendes.

O diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC), Augusto Gadelha – também presidente do comitê gestor do pólo tecnológico –  acompanhou a visita. O LNCC é âncora do pólo tecnológico de Petrópolis e referência nacional do setor. O computador Santos Dumont – que detém hoje o título de o maior da América Latina – instalado no LNCC, e é capaz de realizar um quatrilhão de operações de matemáticas por  segundo,  processa hoje 57 projetos em várias áreas.

Também estiveram presentes Marcelo Carius e Alexandre Macedo, membros do comitê gestor do polo e representantes da Firjan. “Importante mostrar a sinergia entre governo e os atores deste processo de alavancar o polo tecnológico”, aponta Darlan Mendes.

Conheça, outras matérias sobre ciência e tecnologia AQUI


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

Deixe seu comentário

Avaliação