Espaço Empreendedor: 740 atendimentos em março

Espaço Empreendedor: 740 atendimentos em março

Em comparação ao número de registros em dezembro de 2017,

foi constatado um aumento de 91% nos atendimentos

Espaço Empreendedor: 740 atendimentos em março
Espaço Empreendedor: 740 atendimentos em março

Petrópolis, em 15 meses, somou 1.045 novos negócios entre empresas e empreendedores individuais e já emitiu 240 alvarás on- line em três meses. Os números são resultados das ações do governo municipal para a desburocratização dos serviços, como por exemplo, a emissão de alvarás on-line.




Os pedidos de alvará on-line e os de serviços como a formalização, alteração e baixa de empresas podem ser consultadas no Espaço Empreendedor da prefeitura, localizado no Centro Administrativo Frei Antonio Moser. O EE registrou um aumento de 91% no número de atendimentos nos últimos quatro meses: em dezembro de 2017 foram registrados 388 atendimentos, já nesse mês de março de 2018, foram 740 atendimentos.

O Espaço Empreendedor foi preparado para atender os empresários e estimular a implantação de novos estabelecimentos na cidade, promovendo o desenvolvimento econômico. No EE são ofertados vários serviços em um mesmo local, além pontos de atendimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Obras.


Os números computados entre dezembro de 2017 a março de 2018 mostram que o atendimento no EE cresceu 91%. A média é de 638 atendimentos por mês, na comparação entre os últimos quatro meses. Foram 388 atendimentos em dezembro de 2017; em janeiro de 2018, 641 atendimentos; em fevereiro foram 533 suportes e 740 atendimentos em março.

E os números mostram que a concentração de serviços em um mesmo local vai ao encontro do que busca o empresariado. Em março foram 523 atendimentos da Jucerja, 36 atendimentos da Secretaria de Obras, 15 do Departamento de Trabalho e Renda, 7 pedidos de incentivos fiscais, 1 atendimento da Secretaria de Fazenda e 1do Departamento de Agricultura, além de 158 atendimentos do protocolo geral.

“É importante que o cidadão que quer empreender na cidade tenha conhecimento de que a prefeitura pode esclarecer as dúvidas referentes à emissão de alvarás e licenças em um mesmo local. A entrada nesse tipo de pedido também pode ser feita no EE. Esclarecemos dúvidas e oferecemos o serviço de cadastro de vagas de emprego também no mesmo local”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.



“Os servidores que atuam no EE participaram de uma capacitação oferecida pelo Sebrae nesse ano e continuaremos buscando opções para que o atendimento seja cada vez melhor no espaço. Vale destacar que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem como metas aumentar em 30% a emissão de Alvarás de funcionamento e aumentar em 20% número de encaminhamentos para recolocação junto ao mercado de trabalho e os números de atendimentos reforçam que estamos no caminho certo”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Dalmir Caetano.

O Espaço Empreendedor funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser, que fica na Avenida Barão do Rio Branco. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10 às 17h. No EE os empresários têm acesso aos serviços das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Obras. No EE são oferecidas as orientações para micro e pequenos empresários (MEI), emissão da Nota Imperial, formalização, alteração e baixa de empresas cadastradas como Micro Empreendedores Individuais.




Também pode ser feito no EE o estudo de viabilidade para empresas, autenticação de Livros mercantis e a solicitação de incentivos fiscais. Um posto do Departamento de Trabalho e Renda – DETRA – também funciona no EE. No local, podem ser cadastradas e anunciadas as vagas de emprego disponíveis nas empresas.

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.