Notícias falsas ganham espaço no Facebook e jornalismo profissional perde

Notícias falsas ganham espaço no Facebook e jornalismo profissional perde

Páginas de notícias falsas engajaram cinco vezes mais do que as de jornalismo

Notícias falsas ganham espaço no Facebook e jornalismo profissional perde
Notícias falsas ganham espaço no Facebook e jornalismo profissional perde

Quem curte ficar repassando, compartilhando noticias sem buscar a real fonte, seria bom ler esta matéria.

Do último trimestre do ano passado até o momento, as páginas brasileiras de notícias falsas e sensacionalistas ganharam engajamento no Facebook, e o jornalismo profissional apresentou queda.




É o que mostra análise feita com base em 21 páginas que postam “fake news” e 51 de jornalismo profissional. A taxa média de interações no primeiro grupo aumentou 61,6% entre outubro do ano passado e janeiro deste ano. Já o segundo grupo viu queda de 17% no mesmo período.


As interações dos usuários com as páginas, incluindo curtidas, reações, comentários e compartilhamentos, foram analisadas de outubro de 2017 até 3 de fevereiro.

As páginas consideradas disseminadoras de “fake news” foram identificadas após buscas na plataforma. Variam de pequeno porte, de 14 mil seguidores, a grande porte, com mais de 2 milhões. Elas postam também notícias verdadeiras, próprias ou replicadas de outros veículos.

Já entre os veículos noticiosos estão páginas da imprensa de diferentes regiões do país, variando de 150 mil a 10 milhões de seguidores.

Em outubro, as páginas sensacionalistas engajavam, em média, duas vezes e meia a taxa de outros veículos. A diferença aumentou para cinco vezes em janeiro.




Após ser anunciada uma alteração no algoritmo do Facebook , em janeiro, as “fake news” sofreram leve queda nas interações, padrão que se repete em toda a rede social.

Páginas não ligadas a jornalismo analisadas pela reportagem, incluindo jogadores de futebol, órgãos públicos e marcas, sofreram queda de 30% nas interações.

“Ainda é um espaço curto de tempo para analisar a mudança. O engajamento varia muito com o humor político, no dia do julgamento do Lula ou um feriado sem notícias”, diz Pablo Ortellado, pesquisador de política e mídia na USP (Universidade de São Paulo).

Procurado para comentar o aumento das interações em posts de “fake news”, o Facebook afirma que “o engajamento de páginas não oferece uma leitura correta sobre o alcance a distribuição no feed de notícias, já que usamos uma ampla combinação de sinais para medir interações significativas”.

A plataforma chama de “interações significativas” as que vão prevalecer depois da mudança do algoritmo. A rede social diz, ainda, que o ajuste anunciado em janeiro beneficiará “notícias de qualidade” em todo o mundo.

A análise usou os dados do CrowdTangle, ferramenta do próprio Facebook, que mapeia publicações feitas por páginas. Ou seja, não leva em consideração links para sites de fake news ou de jornalismo profissional compartilhados diretamente por usuários em seus perfis pessoais.

Confira abaixo as páginas analisadas.

Será que os leitores confirmam estes dados e confiam em alguns destes veículos denominados MÍDIA PROFISSIONAL ?

1. Mídia profissional

A Tarde Online
Época
Bahia Notícias
BandNews TV
BBC Brasil
Brasil 247
BuzzFeed News BR
CartaCapital
CBN
Congresso em Foco
Correio Braziliense
Diário Catarinense
Diário do Nordeste
Diario de Pernambuco
EL PAÍS Brasil
Estadão
Estado de Minas
Exame
Folha de S.Paulo
G1 – O Portal de Notícias da Globo
GaúchaZH
Gazeta do Povo
Gazeta Online
GloboNews
HuffPost Brasil
InfoMoney
Jornal Correio
Jornal de Brasília
Jornal do Commercio
Jornal Extra
JOTA
Metrópoles
MSN Brasil
NE10
Nexo
O Antagonista
O Globo
O Popular
O POVO Online
Rádio BandNews FM
Rádio Globo
Rádio Jornal
Revista ISTOÉ
Terra
The Intercept Brasil
Tribuna do Ceará
UOL Notícias
Valor Econômico
VEJA
Veja São Paulo
Yahoo Noticias




2. Notícias falsas e sensacionalistas

Apoiamos a Operação lava Jato- Juiz Sergio Moro
Partido Anti-PT
Folha Política
Plantão Brasil
Jornal da Cidade Online
Falando Verdades
Operação Lava Jato para sempre
Total Geral
Política na Rede
Operação Lava Jato – Apoio Ao Juiz Sergio Moro
Papo TV
Implicante
Ceticismo Político
Jornalivre
Correio do Poder
Gazeta Social
RADIO VOX
Pensa Brasil
Noticias Brasil On-line
Revolta Brasil
Diário do Brasil 2

 

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.