Formação: Caminhos para o fortalecimento do orientador escolar no contexto escolar

Formação: Caminhos para o fortalecimento do orientador escolar no contexto escolar

30 orientadores participaram de formação na Casa da Educação Visconde de Mauá

Caminhos para o fortalecimento do orientador escolar no contexto escolar
Caminhos para o fortalecimento do orientador escolar no contexto escolar

“O que pode ser melhorado nas instituições educacionais?” Esse foi um dos pontos trabalhados durante a formação para orientadores escolares realizada nessa quinta-feira (05.04), na Casa da Educação Visconde de Mauá. A atividade, dirigida pela equipe de formação da Secretaria de Educação, contou com a participação de 30 orientadores que atuam nas escolas da rede municipal que atendem ao 1º segmento – 1º ao 5º ano do ensino fundamental I.





Esse foi o segundo encontro realizado com orientadores nesse ano. Mensalmente, os 140 orientadores da rede – divididos em grupos – continuarão participando das formações. Os encontros seguirão até 6 de dezembro.

“Durante os encontros, a equipe técnica da Secretaria de Educação tira dúvidas dos orientadores e mostram de que forma o trabalho pode ser realizado para o resultado mais esperado, que é o fortalecimento da educação na rede municipal de ensino. Agora, durante as formações, já estão sendo trabalhados os resultados da Prova Petrópolis”, disse a secretária de Educação Interina, Samea Ázara.

Segundo Vivian Portilho, responsável pelas formações, nesse encontro os orientadores já começaram a trabalhar o mapa das unidades escolares. “Eles montaram o mapa das escolas onde atuam e começamos a trabalhar no projeto de atuação deles nas suas unidades, inclusiva a partir dos resultados da Prova Petrópolis”, explicou Vivian.



Renata Ghedon é orientadora no CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva. Para ela, a formação é uma forma de legitimar a função do orientador. “É uma oportunidade de repensar sobre as nossas praticas, trocar experiências e refletir sobre nossos objetivos e o aprendizado dos alunos”.


Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.