Ciro Ferreira Gomes

Quem é o presidenciável Ciro Ferreira Gomes



Ficha completa do candidato, matéria composta por dados encontrados na web e na Deep Web

presidenciável Ciro Ferreira Gomes
presidenciável Ciro Ferreira Gomes

Nascido em Pindamonhangaba,  6 de novembro de 1957.

Político e advogado brasileiro. Cresceu e fez carreira política no Ceará, onde se formou em Direito em 1979 e elegeu-se deputado estadual aos 25 anos, prefeito de Fortaleza aos 31 e Governador do Estado aos 33.

Com apenas 36 anos, foi ministro da Fazenda de Itamar Franco em 1994 e depois disputou duas vezes a presidência da República pelo PPS: em 1998 e 2002.

Em 2003 foi convidado pelo presidente Lula para a pasta da Integração Nacional, na qual permaneceu por 3 anos, sendo o ministro responsável pela concepção do projeto de transposição do rio São Francisco.

Hoje é membro e vice-presidente do PDT, fundado por Leonel Brizola.





Gafes de Ciro Ferreira Gomes, uma frase falada, uma flecha lançada e uma lágrima escorrida, não tem volta, pode até ter sido brincadeira mas pegou mal.



Fonte do texto Site Guia Invest

12 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR NO CIRO GOMES

01. Ciro Gomes se apresenta como candidato do chamado “campo progressista”, tendo ao longo de seus 36 anos de carreira política passado por partidos de todas as ideologias, incluindo PDS / Arena, que apoiavam a ditadura militar, PMDB, PSB, PPS e etc.

02. A oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Um irmão é ex-governador e pré-candidato ao senado, outro é ex-deputado estadual e prefeito de Sobral, outro irmão é secretário de governo, uma irmã é pré-candidata a deputada estadual, sua ex-mulher já foi senadora e hoje é conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (cargo vitalício), nomeada no governo Cid Gomes.

03. Ciro Gomes não se constrange em pedir voto e cobrar apoio do Partido dos Trabalhadores, tendo afirmado, ao fazer críticas à gestão da petista Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza, que a cidade virou “um puteiro a céu aberto”.

04. Ciro Gomes não procura explicar para a população brasileira o caos na segurança pública no Estado do Ceará

05. Ciro prometeu acabar com o “piscinão” do Hospital Geral de Fortaleza quando secretário de Saúde no Governo do seu irmão Cid Ferreira Gomes. Até hoje o problema persiste, tendo inclusive o Sindicato dos Médicos do Ceará criado o corredômetro.

06. Ainda sobre a saúde no Estado do Ceará, Ciro Gomes precisa dar explicações sobre o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, organização social comandada por pessoas ligadas à sua oligarquia e que hoje movimenta quase R$ 600 milhões do orçamento público do Estado por ano, sem licitação.

07. Ciro Gomes nunca se desculpou com os médicos cearenses, especialmente aqueles com duas décadas ou mais de atuação, a quem você comparou a sal: “Branco, barato e tem em todo lugar”, quando era governador do Ceará, em meio à greve de dois meses da rede estadual de saúde.

08. Ciro Gomes participou da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, órgão de mais de sessenta anos de funcionamento no controle das contas públicas, por conta de uma disputa de seu grupo político para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 2017.

09. Ciro Gomes sempre silencia sobre as obras faraônicas inacabadas da gestão de seu irmão Cid Ferreira Gomes, entre elas um Acquário que já custou aos cofres públicos cearenses mais de R$ 130 milhões e ainda está só nas fundações. Aliás, o MP cearense ingressou com ação de improbidade administrativa com pedido de bloqueio de bens dos responsáveis, mas sobre isso Ciro Ferreira Gomes não fala.

10. Ciro Gomes não fala acerca do seu último mandato de deputado federal, quando foi o quarto mais faltoso, tendo sido ausente em quase metade das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados.

11. Ciro Gomes nunca opina sobre a ação movida pela Procuradoria Geral da República contra seu irmão Cid Ferreira Gomes e seu aliado Arialdo Pinho por conta do envolvimento nas delações da JBS.

12. Por fim, Ciro Gomes, talvez por coincidência, escolheu a data de lançamento de sua pré-campanha a Presidência da República justamente no Dia Internacional da Mulher, mesmo tendo ficado nacionalmente conhecido depois de ter dito que o papel de sua esposa na campanha presidencial de 2002 era “dormir com o candidato”.







Fonte da matéria Site conexão Política

Polícia Federal e Ministério Público Federal temem Ciro Gomes presidente

A equipe do Antagonista ouviu de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) que Ciro Gomes é o candidato mais rejeitado pelas duas categorias.

O candidato à Presidência pelo PDT tem dito publicamente que, como presidente, vai colocar os investigadores numa caixinha.

Segundo Ciro, o ex-presidente Lula “só tem chance de sair da cadeia se a gente [equipe de seu governo] assumir o poder e organizar a carga”.

Na epóca desta declaração, entidades do MP repudiam declarações de Ciro.

Confira a íntegra da nota:

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vêm a público repudiar declarações feitas por Ciro Gomes (PDT-CE) durante sabatina, no último dia 17 de julho, realizada pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em relação à atuação de membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e a instituição do Ministério Público brasileiro.

Ao fazer referência a processo criminal movido por promotor de Justiça do Estado de São Paulo e investir contra a instituição do Ministério Público, Ciro Gomes fez uso de palavras desrespeitosas, inapropriadas de manuseio por qualquer cidadão e ainda mais por uma figura pública que ocupou diversos cargos na República, demonstrando postura dissociada dos valores maiores da democracia e do estado democrático de direito.

A democracia e o respeito às instituições constituem elementos essenciais ao Estado de Direito. A vida pública impõe a todos os cidadãos o dever de tratamento respeitoso, para que o debate, sempre que necessário, ocorra no campo das ideias e nos contornos consagrados na Carta Constitucional em vigor, jamais descambando para atentados pessoais ou contra instituições.

O Ministério Público é instituição permanente essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa intransigente dos interesses e valores da sociedade, jamais cogitando-se deixar de cumprir sua missão ante ameaças e tentativas de intimidações, proferidas por e contra quem quer que seja.

O perfil institucional conferido ao Ministério Público pelo constituinte originário, inclusive com as prerrogativas e garantias conferidas a seus membros, constitui patrimônio imaterial da sociedade brasileira e um dos alicerces do estado democrático de direito, devendo seu agir impessoal ocorrer com a independência e autonomia que lhe assegura jamais se subordinar a qualquer ideologia ou segmento, sempre buscando o interesse público.

As prerrogativas de magistratura conferidas ao Ministério Público pela Constituição Federal não são para a própria instituição, mas para a atuação independente em favor da sociedade e do cumprimento rigoroso da lei.

Diante do exposto, as associações, em postura de constante vigilância e defesa da independência e da autonomia do Ministério Público e de seus agentes, manifestam apoio ao promotor de Justiça de São Paulo e à atuação da Associação Paulista do Ministério Público, e repudia qualquer manifestação que, indevida e antidemocraticamente, ameace as prerrogativas, atribuições e independência da instituição ministerial e de seus membros.

Brasília-DF, 18 de julho de 2018.

Vitor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto
Presidente da Conamp

José Robalinho Cavalcanti
Presidente da ANPR





Fonte da matéria Site Terça Livre

Polícia Federal investiga fraude na educação do Ceará

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) sempre alardeou que o Ceará ostentava o melhor modelo educacional do Brasil, mas para a polícia os testes que comprovam esse bom desempenho podem ter sido fraudados.

Alardeada como uma das principais bandeiras dos Ferreira Gomes no Ceará e usada no discurso do presidenciável Ciro Gomes (PDT) como modelo a ser ampliado para todo o Brasil, a gestão educacional de Sobral e de várias cidades do interior cearense virou caso de polícia.

Nas últimas semanas, surgiram denúncias de que os bons índices alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não somente em Sobral, cidade administrada pelo irmão de Ciro, Ivo Gomes, mas também em outras cidades próximas, podem ter sido fraudados.

O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação nos municípios. As denúncias estão sendo investigadas pela Polícia Civil do Ceará, pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal.

Fonte: Tarciso Morais


A quem interessar link do JUSBRASIL sobre cada processo tendo Ciro Gomes como réu e como autor. Vide Link

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/27964873/ciro-ferreira-gomes/atualizacoes


Bibliografia completa de Ciro Gomes e toda sua carreira política, citada na Fundação Getúlio Vargas, com as fontes linkadas aos setores do Governo.

Site da FGV – Verbete Ciro Ferreira Gomes


Infográfico das pendências judiciais dos pré-candidatos principais

A lista inclui apenas processos públicos ainda em trâmite nos tribunais pesquisados
A lista inclui apenas processos públicos ainda em trâmite nos tribunais pesquisados

Dados Eleitorais e apresentação de dados financeiros ao TSE.

Fonte TSE

Dados eleitorais
Cargo disputado PRESIDENTE
Situação da candidatura DEFERIDO
Nome da urna CIRO GOMES
Número eleitoral 12
Nome do partido PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
Sigla / Nº do partido PDT / 12
Nome do vice KÁTIA ABREU
Partido do vice PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (PDT)
Coligação BRASIL SOBERANO (PDT / AVANTE)
Dados pessoais
Nome completo CIRO FERREIRA GOMES
Nascimento 06/11/1957
Município de nascimento PINDAMONHANGABA / SP
Nacionalidade BRASILEIRA NATA
Sexo MASCULINO
Estado civil DIVORCIADO(A)
Grau de instrução SUPERIOR COMPLETO
Ocupação principal ADVOGADO
Declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral (2018)
Tipo de bem Descrição do bem Valor (R$)
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. TOYOTA HILUX SW4 SRV 4X4, 2010/2010. 105.000,00
Outras participações societárias 50% de PARTICIPAÇÃO NA EMPRESA XEREZ SALDANHA VASCONCELOS E CIRO GOMES ADVOGADOS ASSOCIADOS. 25.000,00
Outros bens imóveis 1/5 DE UM IMOVEL RESIDENCIAL SITUADO NO BOULEVARD CEL. JOAO BARBOSA, N. 518, BAIRRO CENTRO, EM SOBRAL/CE, ADQUIRIDO POR HERANCA DO ESPOLIO DE MARIA JOSE SANTOS FERREIRA GOMES 160.000,00
Apartamento APART. 1002, SITUADO NA RUA SILVA PAULET, ALDEOTA, FORTALEZA,CE, NO 101, ADQUIRIDO DE BLOKUS 3 INCORPORACAO E CONSTRUCAO. 365.875,28
Outros depósitos à vista e numerário VALORES NA POSSE DA SRA. MARIA LUIZA GURGEL SERPA, PARA PAGAMENTO DE DESPESAS CORRENTES DO DECLARANTE. 65.624,94
Depósito bancário em conta corrente no País CONTA CORRENTE BANCO DO BRASIL, AG. 5110-1, CONTA 5007-5, PARA DESPESAS CORRENTES A SEREM PAGAS POR MARIA LUIZA GURGEL SERPA. 466,72
Outros créditos e poupança vinculados CREDITO A RECEBER DE LUCIO FERREIRA GOMES, DECORRENTE DA VENDA DE UMA PARTE DE TERRA EQUIVALENTES A 174,2 HECTARES COMARCA DE FORQUILHA, ADQUIRIDA POR HERANCA DO ESPOLIO DE MARIA JOSE SANTOS FERREIRA. 37.477,03
Apartamento APART. AV. HISTORIADOR RAIMUNDO GIRAO, 700/2302, PRAIA DE IRACEMA, FORTALEZA, CE, ADQUIRIDO DA CONSTRUTORA ESTRELA. BENFEITORIAS NO VALOR TOTAL DE R$ 122.125,66. 381.202,90
Outros créditos e poupança vinculados CREDITO COM CIRO SABOYA FERREIRA GOMES, DECORRENTE DA VENDA DO APTO. NA AV. HISTORIADOR RAIMUNDO GIRAO, 594/2104, PRAIA DE IRACEMA, FORTALEZA, CE. 51.990,69
Outros créditos e poupança vinculados CREDITO COM LIVIA SABOYA FERREIRA GOMES, DECORRENTE DA VENDA DO APTO. NA AV. HISTORIADOR RAIMUNDO GIRAO, 594/2104, PRAIA DE IRACEMA, FORTALEZA, CE. 51.990,69
Outros créditos e poupança vinculados CREDITO A RECEBER DE LUCIO FERREIRA GOMES, DECORRRENTE DA VENDA DA PROPRIEDADE ADQUIRIDA POR HERANCA DO ESPOLIO DE MARIA JOSE SANTOS FERREIRA GOMES. 13.584,22
Outros créditos e poupança vinculados CREDITO COM YURI SABOYA FERREIRA GOMES, DECORRENTE DA VENDA DO APTO. NA AV. HISTORIADOR RAIMUNDO GIRAO, 594/2104, PRAIA DE IRACEMA, FORTALEZA, CE. 51.990,68
Casa UMA CASA NA AV. DR. JOSE ARIMATEIA MONTE E SILVA, 235 BAIRRO CAMPO DOS VELHOS, EM SOBRAL/CE, MATRICULA 8421, ADQUIRIDO POR HERANCA DO ESPOLIO DE MARIA JOSE SANTOS FERREIRA GOMES. 300.000,00
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. VEICULO HYUNDAI ELANTRA MD 1.8 AUT. 2012/2013. 85.000,00

Valor total dos bens declarados: R$ 1.695.203,15

Informação relevante sobre a fonte das informações:

Alguns candidatos têm mais de uma ficha na mesma eleição porque tentaram se inscrever mais de uma vez. Ou porque mandaram o mesmo pedido de inscrição mais de uma vez à Justiça Eleitoral. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não exclui nenhum desses registros de sua base de dados.

Os dados desta página são todos oficiais e fornecidos pela Justiça Eleitoral, que autorizou a publicação.





Ficha policial

Fonte: Site O Povo Online

Ficha policial
Ficha policial

Ciro aparece defendendo a anistia dos torturadores por não haver “documentação legal que comprove os crimes de repressão”. “O estudante CIRO FERREIRA GOMES considerou que deveria ser esquecida a ideia de julgamento de torturadores”, consta no documento.

No documento, Ciro parece aos militares estar preocupado com um endurecimento do regime. “Que a expressão ‘punição dos torturadores’ era por julgamento sumário e não se pretendia isso, e sim o julgamento dos torturadores; mas que essa composição poderia dar à ditadura uma ideia de revanchismo, o que poderia endurecer ainda mais o regime”, teria dito na ocasião. Para o caso, o estudante defendeu a “Anistia Ampla, Geral e Irrestrita”.

Pesquisa e edição: Roberto Loureiro