MENTIRA – Vazamento de urânio em usina nuclear de Angra dos Reis

MENTIRA – Vazamento de urânio em usina nuclear de Angra dos Reis

Usina Nuclear de Angra com vazamento. A falta de informação pode levar ao pânico.
Usina Nuclear de Angra com vazamento. A falta de informação pode levar ao pânico.

Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais esta semana, um motorista que passava pela Rodovia Rio-Santos, na Costa Verde, mostra o que seria um suposto vazamento radioativo em uma das usinas nucleares de Angra dos Reis.




Na gravação, o homem diz que precisou parar o carro para registrar um grande vazamento de urânio e declara que “o negócio está feio na usina nuclear”. O condutor, que estaria viajando com a família vindo de Ubatuba (SP), foi criticado por internautas por compartilhar uma notícia tão alarmante na web sem conhecimento real do que se tratava. Algumas páginas associadas à região também publicaram o vídeo.

O burburinho fez com que a Eletrobras Eletronuclear – administradora da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) – publicasse uma nota de esclarecimento, na última terça-feira, afirmando que “o que as imagens mostram (fumaça) é a liberação de vapor de água com alto grau de pureza, sem qualquer material radioativo, oriunda dos geradores de vapor da usina”. A empresa afirma ainda que a medida faz parte do procedimento normal de desligamento de Angra 1.




Conforme o comunicado, a usina foi retirada de operação para uma manutenção no conjunto turbo gerador; um sistema secundário, e na parte não nuclear da unidade.

A liberação de vapor, de acordo com a Eletronuclear, ocorre sempre quando há reabastecimento de Angra 1 e 2 e é uma característica comum também entre termelétricas a gás, carvão e óleo combustível ou instalações que utilizem caldeiras.


Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.