Mulheres vencem preconceito e conquistam mais espaço no esporte em Petrópolis

Mulheres vencem preconceito e conquistam mais espaço no esporte em Petrópolis

Por conta disso, prefeitura investe na participação feminina

nas atividades oferecidas pelo município

Mulheres vencem preconceito e conquistam mais espaço no esporte em Petrópolis
Mulheres vencem preconceito e conquistam mais espaço no esporte em Petrópolis

Assim como em vários setores da sociedade, as mulheres tiveram de superar o preconceito para assumir papel de protagonistas no esporte. Em Petrópolis, elas conquistam cada vez mais espaço e ganham reconhecimento nas mais diversas modalidades. Por conta disso, a prefeitura investe na participação feminina nos eventos esportivos organizados pelo município, como nas atividades do Agita Petrópolis, dentro dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) e nos torneios de futebol e futsal.



“As mulheres conquistam cada vez mais espaço em diversos setores da sociedade, assim como no esporte. A nossa cidade sempre revelou grandes atletas, que se destacam em nível estadual e nacional. A prefeitura trabalha para que mais jovens participem das atividades oferecidas, garantindo mais saúde e investimento na formação de novas atletas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Em março, mês em homenagem a elas, o destaque foi Giuliana Salvini Morgen, de apenas 14 anos, que terminou em segundo lugar no Desafio Serra das Hortênsias de ciclismo, disputado no último dia 25 de março. O pai dela, o ex-atleta de ciclismo Albert Morgen, bicampeão Brasileiro de XCO, Bicampeão do Iron Biker e Tricampeão brasileiro de MTB, garante que a habilidade da filha foi descoberta ainda cedo. “Reparei que ela tinha talento para o esporte desde cedo. Sempre fazendo estripulias com a bicicleta, empinando, dando bobs. Tudo o que ela me via fazendo, tentava imitar. Sempre foi muito corajosa, característica importante para esse esporte”, revelou.

Outro destaque feminino da cidade é a atleta de esgrima adaptada, Fabiana Soares, campeã brasileira em 2017 na categoria florete paraolímpico. Aos 40 anos, ela enfrentou uma série de dificuldades para conquistar o título de melhor do Brasil no ano passado e coloca como meta disputar as paraolimpíadas em Tóquio 2020. “O meu treinamento acontece no Magnólia e é um grande prazer e orgulho representar a cidade e o clube. Estou trabalhando muito para manter os resultados positivos que tenho alcançado”, disse ela, que foi vice-campeã brasileira em 2016.


Para garantir que as mulheres tenham ainda mais espaço, a prefeitura trabalha para que elas participem ativamente dos eventos organizados pelo município. Uma das primeiras ações realizadas no ano passado, foi a inclusão do futebol de campo feminino no JEUPs. Também foram organizados torneios de futsal e futebol society.

“Os eventos somados reuniram mais de 300 atletas inscritas. O nosso trabalho é oferecer mais espaços para elas, que estavam sem apoio na nossa cidade. Por determinação do prefeito Bernardo Rossi, estamos promovendo diversas modalidades de maneira gratuita para garantirmos mais saúde e bem estar para a população”, garante o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.



Dentro das atividades oferecidas pelo Agita Petrópolis, as mulheres participam ativamente das aulas de ginástica e alongamento. Na turma do bairro Vila Rica, por exemplo, são 58 alunas e apenas um homem. “O médico recomendou que eu buscasse alguma atividade física regular, já que sou hipertensa. Fui um pouco teimosa, demorei a procurar, mas quando eu descobri o Agita aqui no meu bairro eu fiquei encantada. Além dos benefícios para o meu corpo, me sinto muito bem dentro do grupo, é como se fosse uma grande família”, afirma Valéria dos Santos Carneiro, de 43 anos, que mora no bairro, elogiando também a prefeitura pela iniciativa.

As mulheres interessadas em participar das modalidades oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou através do telefone: 2233-1218.

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.