Baleia beluga é vista nadando no Rio Tâmisa




Baleia beluga é vista nadando no Rio Tâmisa

Image caption

Belugas não são comuns no Reino Unido

Uma baleia, que acredita-se ser uma beluga, foi vista nadando no Rio Tâmisa segundo ambientalistas que resgatam animais marinhos.

O Tâmisa é o rio que passa por Londres, mas a baleia foi vista mais próximo à costa, na região de Kent. Ela foi avistada pelo ecologista e ornitologista Dave Andrews, que disse que ela estava se alimentando perto de barcas em Gravesend, no Kent.

  • Por que animais marinhos confundem plástico com comida?
  • Por que os gatos ronronam?

A Sociedade para Conservação de Baleias e Golfinhos disse que ela estava “obviamente muito perdida e possivelmente em perigo”.

Em 2006, uma baleia-bicuda-de-cabeça-plana-do-norte morreu depois de encalhar no Tâmisa.

O público foi aconselhado e não chegar muito perto da baleia beluga pela entidade de resgate de animais marinhos British Divers Marine Life Rescue.

A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo

Tudo indica que a beleia é uma Beluga

A presença de baleias beluga no Reino Unido é “extremamente rara”, segundo a porta-voz da entidade Julia Cable.



Baleias beluga foram vistas no Reino Unido pela última vez próximo à Irlanda do Norte.

Cable afirma que a baleia vista no Tâmisa estava “nadando com vigor” e deve nadar de volta para o mar, se tudo der certo.

Danny Groves, da Sociedade para Conservação de Baleias e Golfinhos, disse que o animal é de uma espécie do Ártico, e estava “milhares de quilômetros da onde deveria estar”.

“Pedimos para que a baleia não seja perturbada”, disse Groves.

Direito de imagem
Dave Andrews @iPterodroma

Image caption

A baleia foi vista se alimentando perto de barcas no rio Tâmisa

A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Real para Prevenção de Crueldade Contra Animais) disse que está ciente dos relatos de uma baleia no rio.

“Estamos trabalhando com outras agências para monitorar a situação e estamos preparados para prover a assistência apropriada se necessário” afirmou a entidade.

Richard Sabin, principal curador para mamíferos do Museu de História Natural, foi um dos que identificaram a baleia como uma beluga a partir de fotos e vídeos.

“O corpo de cor branca, a falta de barbatana dorsal proeminente, a testa bulbosa e o tipo de movimento de natação sugerem fortemente (que seja uma beluga)”, disse ele.

Que tipo de baleia é essa?

Belugas, também conhecidas como baleias brancas, são uma das espécies mais conhecidas e reconhecíveis, de acordo com a revista National Geographic.

Ela têm entre 3.9 e 6 metros de comprimento e uma característica bem distintiva: a testa redonda.

Direito de imagem
Ria Novosti/Science Photo Library

Image caption

Belugas são conhecidas como baleias brancas

Belugas normalmente são encontradas nas águas do Ártico, mas também nadam em rios bem largos e profundos, já que conseguem viver bem tanto em água doce quanto água salgada.

São comuns no Alasca, na Rússia, no Canadá e na Groelândia.

Elas foram apelidadas de “canários do mar” pelos antigos baleeiros devido aos sons agudos e peculiares que produzem.

O canto da beluga é cheio de estalidos, guinchos, gemidos, grunhidos, pios e assobios – e também lembra barulhos como o de uma rolha sendo arrancada de uma garrafa ou o rangido de uma porta.







Fonte