Terremoto na Indonésia: centenas morrem em terremoto e tsunami




Terremoto na Indonésia: centenas morrem em terremoto e tsunami

A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo

Vídeo dramático mostra o momento que tsunami atinge construções

Mais de 380 pessoas morreram depois que um tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 7,5 atingiu uma cidade da Indonésia na sexta-feira. Ondas de três metros de altura varreram Palu, na ilha de Sulawesi.

O número de mortes confirmado pelo órgão de resgate da Indonésia afirmou é de 384, mas deve aumentar. Pelo menos 540 pessoas ficaram feridas.

“Muitos corpos foram encontrados na costa, devido ao tsunami, mas os números ainda não são conhecidos”, afirmou o porta-voz do órgão, Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista para a Reuters.

“Quando a ameaça surgiu, as pessoas ainda estavam fazendo suas atividades na praia e não correram imediatamente, e se tornaram vítimas”, relatou. Algumas pessoas sobreviveram ao subir em árvores de seis metros de altura, para fugir das ondas, disse o porta-voz.

Fortes tremores secundários continuam a ser sentidos na cidade. Milhares de casas desmoronaram, além de hospitais, hotéis e comércios.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra pessoas gritando e fugindo em pânico. Nas imagens, é possível ver uma mesquita entre os edifícios atingidos.



O resgate está em andamento, mas é prejudicado por um grande corte de energia. Além disso, a principal cidade que leva a Palu está bloqueada por um deslizamento de terra. Uma ponte chave para o deslocamento desmoronou.

* Essa notícia está sendo atualizada. Mais informações em breve.

Direito de imagem
Antara Foto/Rolex Malaha via Reuters

Image caption

Casas, hoteis e comércios desmoronaram devido ao terremoto seguido de tsunami

Direito de imagem
AFP/Getty Images

Image caption

Equipes médicas estão cuidando dos feridos a céu aberto





Fonte