Nós formamos para outros países desfrutarem – Fuga de cérebros

Nós formamos para outros países desfrutarem – Fuga de cérebros

Europa e Estados Unidos são rota de fuga para pesquisadores brasileiros

Europa e Estados Unidos são rota de fuga para pesquisadores brasileiros
Europa e Estados Unidos são rota de fuga para pesquisadores brasileiros

Que o Brasil é um celeiro de grandes pesquisadores, mas que não tem a tradição de segurá-los no país, já é sabido. Um dos fatores que contribuem para que isso aconteça é o corte orçamentário no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que compromete diretamente as instituições de pesquisa federais.




Em 2018 o orçamento inicial foi de R$ 4,6 bilhões, cerca de 25% a menos que o previsto do ano anterior – isso sem contar o montante de contingência anunciado em fevereiro. O orçamento é o menor já registrado no país para a pasta.

Segundo a Nature Index, conhecida e prestigiada revista científica, o Brasil ocupa a tímida 23ª posição quando o assunto é veiculação de artigos em publicações científicas de relevância mundial em 2017. Com um cenário desfavorável no campo acadêmico, muitos brasileiros acabam escolhendo fazer seus trabalhos em países com melhor desenvolvimento e estrutura para a pesquisa como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França. Eles estão entre os 10 mais bem colocados no ranking da Nature Index.


A graduação e a pós- graduação no exterior também são uma rota de fuga de jovens de alta renda, executivos e profissionais que buscam por qualificações educacionais e profissionais no exterior. Além da parte acadêmica, obter uma melhor qualidade de vida, segurança e oportunidades em terras estrangeiras, devido a situação econômica e política do país, são fatores que pesam na decisão dos brasileiros.

De olho nessa demanda represada no país, a BMI trará para o Brasil a ExpoPós, feira exclusiva internacional de graduação e pós-graduação, que acontecerá no Rio de Janeiro no dia 19 de abril e em São Paulo dias 21 e 22 de abril. Os pesquisadores que têm o desejo de fazer seus projetos no exterior poderão contatar os representantes de universidades de mais de 100 países, tirar as dúvidas e direcionar seus estudos para a melhor oportunidade.



Universidades como a University of Münster, University of Southampton, University of Groningen, The University of Warwick e University of Freiburg, que estão na lista das que mais publicam artigos científicos relevantes, também estarão no evento à disposição. A entrada é gratuita mediante inscrição no site www.expopos.com.br.

 

SERVIÇOS:

RIO DE JANEIRO

Data: 19 de abril

Horário: 15h às 20h

Local: Hotel Windsor Barra

Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

 

SÃO PAULO

Data: 21 e 22 de abril

Horário: 14h às 19h

Local: Centro de Eventos Colégio São Luís

Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Bela Vista – São Paulo/SP

 

Sobre a ExpoPós

A ExpoPós é a maior e mais importante feira de educação superior da América Latina. Com mais de 100 instituições representadas por mais de 10 países, o evento reúne as melhores opções para quem quer cursar uma graduação, pós-graduação, MBA, doutorado ou mestrado no exterior.

Site: www.expopos.com.br

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.