PERIGO – Vírus espião para Android revela suas conversas no WhatsApp

PERIGO – Vírus espião para Android revela suas conversas no WhatsApp

Malware de ciberespionagem envia capturas da tela do celular aos “crackers”

Vírus espião para Android revela suas conversas no WhatsApp
Vírus espião para Android revela suas conversas no WhatsApp

Cuidado com o que escreve, grava em áudio ou filma pessoal, essas informações podem acabar parando onde não deve.




Um spyware chamado ZooPark, criado exclusivamente para sistemas Android, é um verdadeiro vilão da privacidade. A empresa de segurança Kaspersky Lab diz que ele vem sendo distribuído principalmente por aplicativos de mensagens instantâneas como o Telegram ou WhatsApp.

De acordo com especialistas, o vírus tem sido utilizado desde 2015 em operações de ciberespionagem no Oriente Médio. Além de mensageiros, o malware está sendo propagado também por meio dos “watering holes”: sites que notícias crackeados que induzem internautas a baixarem aplicativos maliciosos.


Depois que o vírus afeta do sistema, crackers conseguem ter acesso a capturas de tela do celular. Assim, os cibercriminosos conseguem ter acesso a conversas, fotos e dados bancários.

A empresa de segurança não informou o número de aparelhos infectados.



Mas, até agora, há casos registrados no Egito, Marrocos, Líbado, Jordânia e Irã.

EDITORIAL

INFORMAÇÃO IMPORTANTE AO LEITOR QUE MUITAS VEZES É LEVADO AO ERRO, PELOS PRÓPRIOS JORNALISTAS, EDITORES OU QUALQUER FORMA DE TRANSMISSÃO DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS OU DE QUALQUER FORMA INFORMATIVA

Verdadeiro significado de 2 palavras que por serem mal colocadas acabam por fazer com quem nada tem a ver com o erro, delito, etc, sejam inclusos no problema e com certeza, sentem-se ofendidos quando são confundidos.

VAMOS LÁ:

PALAVRA – CRACKER : substantivo masculino – termo usado para designar programadores e decodificadores que fazem engenharia reversa de um determinado programa, ou seja, que alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazê-lo funcionar de forma incorreta. Desenvolvedores de vírus, worms, trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.

PALAVRA – HACKER : substantivo masculino – termo usado para designar necessariamente programadores habilidosos (mas não necessariamente disciplinados). Muitos são jovens, especialmente estudantes (desde nível médio a pós-graduação). Por dedicarem muito tempo a pesquisa e experimentação, hackers tendem a ter reduzida atividade social e se encaixar no estereótipo do nerd. Suas motivações são muito variadas, incluindo curiosidade, necessidade profissional, vaidade, espírito competitivo, patriotismo, a maioria das vezes voltado para o bem comum.




Fonte: Kaspersky Lab
Editorial: Roberto Loureiro (Spymirror)

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.