Segunda-feira as vacinas chegam aos postos de saúde Mais de 6 mil pessoas já foram vacinadas

As primeiras 75 mil doses da vacinação contra a febre amarela que chegaram a Petrópolis começaram a ser aplicadas neste sábado pela manhã (18.03) no antigo Centro de Saúde, no Centro, e no setor de epidemiologia localizado no Hospital Nelson de Sá Earp, no Bingen. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou logo cedo a vacinação nos dois locais junto com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr e o do município, Silmar Fortes. Nestes dois locais a vacinação continua neste domingo (20.03), de 8 às 17h e, na segunda-feira, a partir das 12h, nos postos de saúde da área rural. Na terça-feira, a partir das 8h, já estará disponível em todos os 37 postos e 8 UBS da cidade.

A campanha de vacinação em Petrópolis – que nunca registrou casos de febre amarela – é preventiva. A população pode aguardar a vacina nos postos de seus bairros. Na área rural haverá sistema de vacinação nas residências por serem locais de acesso mais difícil.

“Importante frisar que é uma ação preventiva e não emergencial. Conquistamos as vacinas com antecedência junto ao governo do Estado para tranquilizar a população já que estamos cercados de matas e próximos de Minas Gerais onde há registros de casos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi que fez questão de conversar com as pessoas nos dois locais de vacinação abertos neste sábado.

Novos lotes de vacina chegarão à cidade conforme a demanda. O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio, falou a respeito do sistema de vacinação nas cidades.

“A imunização dos municípios do corredor da Região Serrana é mais uma ação preventiva para evitar que o vírus da febre amarela se propague pelo Estado. O povo está aderindo e estamos contando com a parceria dos municípios e do Ministério da Saúde”, explica o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Apenas na parte da manhã de sábado, 4 mil pessoas foram imunizadas no Instituto da Mulher e 2 mil no setor de epidemiologia. O jardineiro Luiz Lopes, de 55 anos, falou que buscou o centro de saúde logo cedo por trabalhar diretamente em áreas de matas.

“Assim que soube da campanha eu resolvi vir vacinar logo cedo. Eu moro aqui perto e resolvi já aproveitar que ia ter a vacina no sábado, eu trabalho como jardineiro e sempre estou indo para lugares de mata fechada”, explicou Luiz Lopes ao prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou a vacinação do jardineiro.

No domingo, a imunização continua nos dois locais de 8 às 17h e, segunda-feira,  a partir das 10h,preferencialmente, as doses serão enviadas para as localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim, Araras, Fazenda Inglesa e Quitandinha que são áreas da mata e rurais.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, afirmou que na terça-feira todos os postos de saúde do município já estarão com os estoques para iniciar a vacinação nos bairros.

“A população pode se tranquilizar, pois a vacina vai ser distribuída para os postos de saúde já na terça-feira para que todos possam ser imunizados nos próprios bairros. Nós também estamos nos estruturando para providenciarmos a vacinação volante, onde iremos até as áreas rurais de difícil acesso para vacinar as famílias”, disse Silmar Fortes.

A Secretaria de Saúde mobilizará equipes para a aplicação da vacina e está organizando um cronograma para funcionamento dos postos também durante à noite. Como orientação de imunização é necessário que as pessoas evitem áreas de matas, trilhas e cachoeiras. Caso necessitem ir para esses lugares é preciso se imunizar com até 10 dias de antecedência.

A dona de casa Karina Barbosa, 36 anos, desistiu de tomar a vacina no setor de Epidemiologia para esperar a chegada da vacina no Retiro.

“Eu fiquei em dúvida se ia ter no meu bairro, mas para não precisar ficar na fila prefiro esperar até terça e tomar a vacina perto de casa”, disse.

vacinação vacinação vacinação

Comentário

http://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/03/FullSizeRender-2-1.jpghttp://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/03/FullSizeRender-2-1-267x200.jpgR MoreiraDestaques#avozdepetropolis,#jornalavozdepetropolis,#saibamaispetropolis,amarela,febre,postos,vacinação febre amarelo,vacinasSegunda-feira as vacinas chegam aos postos de saúde Mais de 6 mil pessoas já foram vacinadas As primeiras 75 mil doses da vacinação contra a febre amarela que chegaram a Petrópolis começaram a ser aplicadas neste sábado pela manhã (18.03) no antigo Centro de Saúde, no Centro, e no setor de...Notícias de Petrópolis - A verdade da notícia, doa a quem doer