Benefício vai atender mais de 12 mil jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos na cidade

Ter a possibilidade de viajar o país em viagens intermunicipais de forma gratuita, assistir a shows, peças de teatro e eventos esportivos pela metade do preço, além de gratuidade na inscrição de concursos e do Enem. Isso será possível para mais de 12 mil jovens, com idades de 15 a 29 anos, que possuem renda familiar de até dois salários mínimos em Petrópolis. O programa Identidade Jovem (ID Jovem) será o provedor de todos esses benefícios, e foi lançado na manhã desta terça-feira (11.07) pelo prefeito Bernardo Rossi em uma solenidade no Theatro Dom Pedro, com a presença de 120 alunos da Escola Municipal São Geraldo e do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio.

Município de Petrópolis recebe caravana ID Jovem

“A nossa gestão é oxigenada, leve, com muita vontade de trabalhar e com ideias voltadas para os jovens. Temos a preocupação de estabelecer políticas públicas que agreguem essa parcela tão importante da população e hoje, com adesão ao ID Jovem, vamos suprir algumas lacunas na vida dessas pessoas. Esses beneficiários poderão viajar e acessar uma vasta gama de opções de lazer e cultura pagando apenas a metade do valor de cada evento. O município terá uma extensa programação esportiva e cultural durante minha gestão. Estou muito feliz por Petrópolis ser uma das primeiras cidades a implementar o programa no Estado”, aponta Bernardo Rossi.



Em Petrópolis o programa será executado pela Coordenadoria de Políticas para Juventude, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que fará a inscrição por intermédio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e do Procon, que será o órgão responsável pela fiscalização da execução das regras do programa por parte das empresas, prestadoras de serviços, e demais envolvidos. 

O programa prevê que os jovens nessa faixa etária estejam adequados às regras estabelecidas. Uma renda familiar bruta de até dois salários mínimo comprovada e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses, são pré-requisitos para inclusão no programa.

 

No caso das passagens interestaduais, o jovem deve reservar lugar com antecedência de, no mínimo, três horas antes dos horários de partida dos coletivos. O usuário deve apresentar a Identidade Jovem e a carteira de identidade quando requerer a passagem. São reservadas duas vagas gratuitas e duas com 50% de descontoem cada coletivo, trem ou serviço de transporte convencional terrestre interestadual.

Para a superintendente de Políticas para Juventude do Estado, Jéssica Ohana, o programa supre dois eixos provenientes das lutas dos jovens – o acesso à cultura e a mobilidade – e afirma que “o prefeito Bernardo Rossi está de parabéns por trazer à Petrópolis um programa tão importante. Espero que as empresas e todos os entes envolvidos façam valer a lei para que os jovens possam usufruir de todos os benefícios”.

A secretaria de Assistência Social, Denise Quintella, também afirmou que a meta é incentivar os jovens a aderir o programa. Será uma conquista para cada um deles ter uma ferramenta que permita o acesso eventos culturais e esportivos, sem pagar os valores que em outro aspecto, não poderiam pagar”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, disse que “o Legislativo fará sua parte e manterá vigilância para que o programa seja implementado de maneira satisfatória para os jovens. Quero parabenizar os esforços de todos envolvidos para trazer um programa tão importante para a cidade e para os jovens que aqui vivem. Contem com a Câmara, que está sempre de portas abertas para garantir o direito de todos os beneficiários”.

“Vamos fiscalizar e atuar para que o ID Jovem seja de fato uma ferramenta de grande valia para os jovens da cidade. Estaremos vigilantes para que a lei seja cumprida e atenda aos que realmente precisam desse benefício. Podem contar com o Procon na viabilização do projeto na cidade”, atesta o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

“Hoje estamos implementando em Petrópolis esse programa que vai beneficiar milhares de jovens, que estão inseridos dentro das prerrogativas que norteiam o ID Jovem. O prefeito tem compromisso com a juventude e essa ação vai ajudar muitos deles, permitindo acesso a eventos e transporte gratuito”, disse o coordenador de Políticas para Juventude, Wesley Barreto.

Já o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Wesley Diniz, ressalta a importância da luta dos jovens e a conquista do Estatuto da Juventude, que possibilitou a criação de políticas públicas direcionadas aos jovens. “Hoje o jovem poderá se deslocar pelo país sem desembolsar uma fortuna para isso. A mobilidade e poder participar de eventos artísticos e esportivos será de grande valia para cada jovem incluído”.


Participaram do evento o vice-prefeito Baninho; o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos;  o vereador Jamil Sabrá Neto e o superintendente de Esportes, Hingo Hammes.

Como fazer para se inscrever no programa ID Jovem

Existem duas maneiras para o beneficiário adquirir o cartão ID Jovem, que é emitido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que são o aplicativo para smartphones e pelo site do programa. A partir de um download para celular – que é compatível com Apple IOS, Android e Windows Phone – o jovem insere no programa seus dados, conforme inscrição do CadÚnico. O próximo passo é a solicitação a geração do ID Jovem virtual, que armazena uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual. Com essa ação finalizada, o mesmo fica disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, por 30 dias. As informações e detalhes do podem ser obtidas no site www.juventude.gov.br/idjovem.  

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

Comentário

http://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/07/banner-id-1200x527.jpghttp://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/07/banner-id-250x110.jpgR MoreiraCidade#avozdepetropolis,#jornalavozdepetropolis,#saibamaispetropolis,caravana,id jovem,petropolisBenefício vai atender mais de 12 mil jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos na cidade Ter a possibilidade de viajar o país em viagens intermunicipais de forma gratuita, assistir a shows, peças de teatro e eventos esportivos pela metade do preço, além...Notícias de Petrópolis - A verdade da notícia, doa a quem doer