Programação permanente vai oferecer três apresentações mensais em pontos distintos do município

Festival Internacional de Corais vai movimentar a cidade em agosto de 2018

Petrópolis vai ter o Circuito Imperial de Coros

Conhecida por ser a cidade dos corais, Petrópolis vai valorizar e exaltar a tradição do canto coral com uma programação permanente de concertos com os grupos do município. É o Circuito Imperial de Coros, previsto para começar ainda no segundo semestre deste ano com apresentações em três pontos da cidade: Centro Histórico, Itaipava e Posse. Realizada pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a programação vai aprimorar o calendário de eventos do município com concertos gratuitos e abertos ao público.



           “Petrópolis e sua história estão ligadas a essa tradição com os corais, que encantam o público na cidade e onde se apresentam. Mais que isso. Eles levam o nome de Petrópolis para todos os lugares, dentro e fora do país. Justamente por ser uma das manifestações artístico-culturais mais fortes do nosso município ela não pode se perder. Temos que valorizar essa tradição e integrar ao nosso calendário de eventos permanentes apresentações com os coros da cidade durante todo o ano”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Serão três apresentações mensais em locais fixos, sempre aos sábados. No primeiro sábado do mês o concerto será em um dos principais cartões postais da cidade, o Palácio de Cristal. Já no segundo a apresentação será realizada em Itaipava, em local ainda a ser definido. O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) da Posse será palco da apresentação sempre no terceiro sábado do mês garantindo uma programação de qualidade ao público dos distritos.

“Estamos atendendo a um pedido do prefeito, e também uma demanda do plano de governo, de inserir na programação da cidade os nossos corais. Mas não apenas nas comemorações natalinas, quando o canto coral ganha mais força, mas durante todo o ano. E também programação cultural nos distritos. Estamos valorizando o segmento do canto coral, tão importante e atuante na nossa cidade. Sem contar que estaremos oferecendo ao público, nossos moradores e os milhares de visitantes que recebemos, uma programação de qualidade e gratuita”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

 

Festival Internacional de Corais em 2018

 

Em agosto de 2018, o segmento de canto coral vai ganhar ainda mais destaque com o primeiro Festival Internacional de Corais de Petrópolis. Serão 10 dias de evento, de 17 a 26 de agosto, em que o público vai conferir apresentações em diversos espaços do município com mais de 100 corais da cidade, de outros municípios e países. A programação do Festival vai contar com os concertos e também workshops e master classes para promover a troca de conhecimentos e técnicas entre os cantores e regentes.

“O canto coral é a atividade mais representativa de Petrópolis. São mais de cinco mil cantores. O festival é um sonho antigo do segmento, que terá programação especial durante todo o ano, valorizando os nossos grupos. Com a realização do Festival vamos reunir em um momento único os nossos corais em um intercâmbio entre os grupos da cidade e também de diversas regiões”, explicou Leonardo Randolfo.



Petrópolis tem a tradição do canto coral registrada pela primeira vez em 1863 com a fundação, pelos colonos alemães, da Sociedade Coral Concórdia. Mais antiga agremiação do país, fundou também o primeiro coro no município para apresentações ao imperador D. Pedro II e que se manteve em atividade até 1936. O surgimento de novos grupos, formado por crianças e também coros adultos, foi ganhando força e consolidando cada vez mais o segmento do canto coral no município. A Cidade Imperial é reconhecida pela tradição, marcada também por ser a cidade onde foi criado o coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos de Petrópolis – ainda em atividade, há 75 anos.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

 

 

Comentário

http://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/07/A-Voz-de-Petropolis-021-manchetes-2017-7.jpghttp://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/07/A-Voz-de-Petropolis-021-manchetes-2017-7-225x150.jpgR MoreiraCidade#avozdepetropolis,#jornalavozdepetropolis,#saibamaispetropolis,circuito,coros,imperial,petropolisProgramação permanente vai oferecer três apresentações mensais em pontos distintos do município Festival Internacional de Corais vai movimentar a cidade em agosto de 2018 Conhecida por ser a cidade dos corais, Petrópolis vai valorizar e exaltar a tradição do canto coral com uma programação permanente de concertos com os grupos do...Notícias de Petrópolis - A verdade da notícia, doa a quem doer