Petrópolis (RJ) ganha museu com mais de mil animais de porcelana

Petrópolis (RJ) ganha museu com mais de mil animais de porcelana


O Museu de Porcelana de Petrópolis, localizado no município da região serrana do estado do Rio de Janeiro, é o primeiro do tipo em toda a América Latina. O local, recentemente inaugurado, é a concretização de um sonho de um colecionador apaixonado por animais.

(Foto: Divulgação)

A nova atração da cidade reúne um acervo de 1.300 objetos, todos pintados à mão. As porcelanas retratam cachorros, peixes e outros animais, como os silvestres. Apenas cães são mais de 200.

Advertisements

As obras apresentadas pelo museu ao público, que datam do final do século 19 até meados de 1950, possuem riqueza de detalhes e grande parte delas é de fabricação alemã, de marcas de renome como Rosenthal, Hustchenreuther, Kar Ens e Meissen. Outras são de origem dinamarquesa, francesa, inglesa e de outros países da Europa.

Entre as peças está uma produzida pelo artista Ugo Zaccagnini, responsável por desenhar personagens para Walt Disney, como o cachorro Pluto. As informações são do portal Catraca Livre.

(Foto: Divulgação)

O colecionador Robert Bedran, responsável pelo museu, explica que o trabalho de reunir todas as obras levou mais de 15 anos para ser finalizado. “Esse acervo foi se consolidando por muito tempo, até que eu encontrasse o espaço ideal e desse andamento ao sonho de criar um museu, reunindo o meu amor pelos animais e pelas porcelanas”, explicou.

As peças presentes no museu, que fica em uma casa que pertenceu à família de Marechal Rondon, carregam história. Muitas delas foram trazidas ao Brasil por imigrantes europeus no início do século 20. Além da trajetória das obras, o próprio casarão onde o museu está instalado é também um atrativo para os visitantes. O imóvel, que é tombado, mantém a estrutura física com as características originais.

Serviço

Museu de Porcelana de Petrópolis
Onde: Rua Barão de Amazonas, 88 – Centro (ao lado do Relógio das Flores)
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 18h
Quanto: R$ 15 (valor promocional de inauguração)
Informações: (24) 2235-5813 ou museudeporcelana.com.br.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.9”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));