Aplicativo para celular ajuda população a pedir manutenção de iluminação pública

Aplicativo para celular ajuda população a pedir manutenção de iluminação pública

Aplicativo para Android permite que moradores informem pontos de luz

apagados e acompanhem o andamento das solicitações

População pode pedir manutenção de iluminação pública pelo celular
População pode pedir manutenção de iluminação pública pelo celular

A população já possui um novo meio para pedir manutenção de iluminação pública. A Secretaria de Serviços e a empresa Vitorialuz, responsável pelo trabalho na cidade, disponibilizaram um aplicativo para celulares com sistema Android que permite que os moradores informem pontos de luz apagados e ainda acompanhem o andamento das solicitações.




Além desses recursos também é possível apresentar demandas por telefone e pela internet – a área da iluminação pública no site da prefeitura também foi reformulada.

Para fazer o download, basta ir na Play Store e procurar o aplicativo “Petrópolis IP”. Ele é gratuito e bem simples de usar: para cadastrar novas notificações, é só preencher o formulário com informações do solicitante e do ponto de luz apagado.


Link para o aplicativo direto da Play Store AQUI

“É uma forma simples de informar onde é necessário fazer o reparo. O aplicativo não tem nenhuma dificuldade de uso e, de forma bem rápida, o morador indica qual o local do problema e isso agiliza o atendimento solicitado”, diz o secretário de Serviços, Djalma Januzzi. Em breve, serão disponibilizados também as versões para iOS e Windows Phone.

Para facilitar ainda mais o pedido, o morador pode ficar atento ao número de identificação do ponto de luz. Ele fica fixado no poste ou própria luminária. Ao solicitar a manutenção, o morador pode informar esse número que ajuda a localizar o ponto exato onde a luminária fica – o que ajuda as equipes na rua a encontrar o problema mais rápido.




Depois disso, é só dizer, no próprio aplicativo, qual é problema identificado: lâmpada apagada a noite ou acesso durante o dia, lâmpada apagando e acendendo, poste, luminária ou braço da luminária danificado, fiação partida na via ou ainda luminosidade ruim.

“Com essas duas informações, o número de identificação do ponto de luz e o tipo do problema, o atendimento e o conserto são bem mais rápidos”, ressalta o engenheiro eletricista Leônidas Mattos, um dos responsáveis pelo Departamento de Iluminação Pública.

O processo é o mesmo realizado pelo site da prefeitura: www.petropolis.gov.rj.br. Ao clicar no ícone da iluminação pública, que fica na lista à direita, o morador é levado para a página remodelada pela Secretaria de Serviços e pela Vitorialuz, que oferece as mesmas opções para informar o número de identificação do ponto de luz e qual o problema identificado. Outro caminho para fazer solicitações é pelo telefone: 0800 024 1000 / 2233-8165 / 2246-8971.

O Departamento de Iluminação Pública e a empresa Vitorialuz estão fechando o cronograma de trabalho. Serão sete equipes de trabalho, que vão cobrir áreas como Quitandinha, Alto da Serra, Centro, Mosela, Bingen, Cascatinha, Itaipava, entre outros locais. Quatro equipes vão contar com caminhão com cesto aéreo, que contam com motorista, eletricista e ajudante. Outras três vão usar carros pequenos, com eletricista e ajudante.




Essa divisão permite que parte dos funcionários atuem em locais de difícil acesso, como comunidades e ruas estreitas. Eles passaram por atualização sobre as normas de segurança do trabalho durante a semana passada. Além da manutenção de 40.805 pontos de luz espalhados por toda cidade – tendo que manter um mínimo de 98% do parque de iluminação pública acessa –, a empresa também deverá realizar a extensão da rede.

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