Dezesseis alunos de11 escolas da rede municipal que foram selecionados para participar do projeto “Câmara Mirim”

Dezesseis alunos de 11 escolas da rede municipal que foram selecionados para participar do projeto “Câmara Mirim” estiveram hoje (27.06) na sede da prefeitura para entregar ao vice-prefeito Baninho, 16 projetos de lei aprovados durante sessão plenária. Entre as indicações estão solicitações de melhoria de sinalização, instalação de lixeiras e algumas obras.

“Essa experiência está muito bacana. Estou aprendendo que posso contribuir para minha cidade com ideias, com propostas. Também aprendi como é o trabalho de um vereador, do prefeito, de como as leis aparecem. Vale muito a pena participar desse projeto”, afirma Yago Silva Correa, estudante da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, que atuou como presidente da Câmara Mirim.

Essa é a 27ª edição do projeto com alunos da rede pública de ensino. O Câmara Mirim foi criado em 2001 e também engloba alunos da rede particular. Os estudantes aptos a participar precisam estar cursando do 5º ao 9 º ano do ensino fundamental. Todos são escolhidos com base em uma redação com tema relacionado aos problemas que os estudantes visualizam nos bairros e comunidades onde residem.

O vice-prefeito Baninho, que representou o prefeito Bernardo Rossi, destacou a importância do projeto e seu viés para despertar em cada aluno o interesse pelos assuntos que envolvem a política e ações em benefício da cidade.




“Receber esses alunos aqui na sede da prefeitura é de suma importância. Tive a oportunidade de explicar o funcionamento do Executivo, como as leis chegam até o prefeito, o trâmite e a relação entre os poderes. Essa ação produz nos estudantes uma curiosidade, um senso crítico, que será repassado por eles aos pais, colegas e demais envolvidos dentro da comunidade escolar. O projeto também abrange todas as unidades escolares do município, dando um sentido democrático. Fiquei muito feliz de poder participar efetivamente desta edição”.

Os alunos que participam do projeto são encaminhados à Câmara de Vereadores, onde tomam conhecimento da rotina e conversam com os parlamentares. Eles recebem informações das funções, atribuições e o papel do vereador dentro do organograma dos poderes no município. Após esse processo, os alunos recebem seus diplomas e é feita a eleição da mesa diretora. Os “vereadores mirins” apresentam projetos – um por aluno – que é votado em uma sessão. Ao final, todos são levados à sede da prefeitura e entregam nas mãos do representante do Executivo as indicações aprovadas.

“Gostei de conhecer o trabalho dos vereadores. Eu não sabia como funcionava a Câmara e a prefeitura. O projeto me mostrou que são muitas coisas que os vereadores precisam fazer e o prefeito tem muita responsabilidade com a nossa cidade. Gostei muito e se puder vou repetir a dose”, disse o aluno José Marcos de Andrade, que atuou como 1º secretário e é estudante da Escola Municipal Beatriz Zalesk.

Os estudantes que participaram dessa 27ª edição fazem parte das seguintes unidades escolares: E.M. Johann Noel, E. Paroquial Carlos Demiá, E.M Dr Barros Franco, Liceu Municipal São José de Itaipava, Escola Municipal Beatriz Zalesk, E.M Dr. Teodoro Machado, E.M.D Manuel da Cunha Cintra, Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, E.M Monsenhor João de Deus, E.Paroquial Nossa Senhora da Glória, CREI João Pedro de Souza Rosa e E.M Luiz Carlos Soares.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

Comentário

http://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/06/banner-vereadores-mirins.jpghttp://www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/06/banner-vereadores-mirins-600x366.jpgR MoreiraPolítica#avozdepetropolis,#jornalavozdepetropolis,#saibamaispetropolis,baninho,camara,petropolis,prefeitura,projeto,vereadores,vereadores mirinsDezesseis alunos de 11 escolas da rede municipal que foram selecionados para participar do projeto “Câmara Mirim” estiveram hoje (27.06) na sede da prefeitura para entregar ao vice-prefeito Baninho, 16 projetos de lei aprovados durante sessão plenária. Entre as indicações estão solicitações de melhoria de sinalização, instalação de lixeiras...Notícias de Petrópolis - A verdade da notícia, doa a quem doer