Petrópolis deu importante passo para o combate à violência contra crianças e jovens com a inauguração do Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil – NAPE – IJ. O espaço, uma iniciativa do poder público, em conjunto com a iniciativa privada e direcionamento do Juizado da Infância e Adolescência, foi aberto na manhã desta quinta-feira (18.05). O prefeito Bernardo Rossi, quer ainda mais parcerias com as empresas e incentivar as doações, abatidas de imposto de renda, que podem ser feitas a programas voltados para este público.

O prefeito Bernardo Rossi destacou ainda que as parcerias junto às instituições privadas possibilitam um avanço para os setores e serviços do município. “A nossa meta é ter a iniciativa privada cada vez mais próxima e atuando em conjunto com o poder público porque proporciona o desenvolvimento da cidade principalmente nos projetos sociais”, destaca o prefeito. A inauguração do NAPE-IJ marcou o início das ações de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Núcleo é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a GE-Celma. O espaço, em anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), funcionará de segunda a sexta feira, de 8 às 17h, para o atendimento psicológico especializado, de cunho social e não clínico, às supostas vítimas e às suas famílias.

O presidente da GE Celma, Júlio Talón enfatiza que o apoio à prefeitura continuará ao longo da gestão para promover o crescimento do município. “A criação no núcleo é uma iniciativa da GE Celma de contribuir para a comunidade local e cooperar na solução de um importante problema social. Como parte da cidade, a GE Celma está inserida nesta comunidade e quer contribuir e retribuir, para buscar um desenvolvimento sustentável na região”, aponta.

O titular da Vara da Infância e Juventude, juiz Alexandre Teixeira, solicitou que a prefeitura estude a instalação de uma unidade do CREAS nos distritos e parabenizou o governo pela integração entre as secretarias e os serviços assistenciais do município.

“Temos aqui hoje o secretário de Saúde e da Educação que são fundamentais para apoiar a Assistência nesse atendimento às vítimas. Ontem apresentamos os fluxos e hoje com a inauguração do NAPE eu percebo o avanço que o município deu. O prefeito Bernardo Rossi poderia ter deixado o projeto de lado, como os outros gestores já fizeram, mas não o fez. Ele abraçou a causa e isso mostra a grandeza que o administrador da nossa cidade tem e o compromisso em fazer a diferença”, afirma o juiz Alexandre Teixeira.

A assistência abrangerá crianças e adolescentes – de 0 a 18 anos incompletos e suas famílias. “Com a inauguração do núcleo de atendimento nós iremos garantir que a assistência já prestada dentro do CREAS seja individualizada e tenha um ambiente mais sigiloso e adequado para todo o atendimento psicológico e assistencial”, considera o prefeito Bernardo Rossi, que agradeceu ao apoio da iniciativa privada. “A GE é uma empresa parceria que irá auxiliar o município em muitos outros projetos”, disse

Compromisso com a proteção às crianças

 

O compromisso com a segurança e a proteção de crianças e adolescentes é uma diretriz da atual gestão que reativou o serviço do Disque 100 paralisado desde 2014 e que acumulava mais de 100 denuncias sem atendimento. Com a inauguração do NAPE, a Secretaria de Assistência Social estima zerar a fila que atualmente está com 15 casos a serem apurados.

À frente da pasta de Assistência, Denise Quintella reafirma o compromisso de atuar junto às Secretarias de Educação e Saúde, além dos demais órgãos e instituições de assistência a vítimas de violência e abuso Infantojuvenil.

“A proposta do nosso prefeito é de uma gestão integrada. A criança dá indícios de que há algo errado e os professores e profissionais de saúde podem perceber durante o contato com elas. Vamos buscar cada vez mais nos reunirmos para buscarmos a melhor assistência e cuidado, mas também termos esse olhar de sentinela se algo estiver errado”, disse Denise Quintella.

“Faça a Diferença #conscientizAÇÃO” será lançada na Praça Dom Pedro

A Secretaria de Assistência Social lançou a nova campanha para divulgação das linhas diretas para a população denunciar anonimamente os casos de violência: Faça a Diferença #conscientizAÇÃO. O objetivo é divulgar os números de telefone do Disque 100, além da linha 127 do Ministério Público e 125 do Conselho Tutelar. Em uma grande ação cultural na Praça Dom Pedro, de 13h às 16h, os assistentes sociais panfletaram e adesivaram carros. Houve ainda a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal São Judas Tadeu, Coral do Projeto C3 e Hip Hop, Roda de Capoeira com a Capoeira Imperial.

Participaram do evento: o vice-prefeito Baninho; o secretário de Saúde, Silmar Fortes, o secretário de Educação, Anderson Juliano, o Promotor da Infância e da Juventude Vicente de Paula Mauro Junior, o coordenador de Esportes, Hingo Hammes, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Igor; o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, além de representantes da Vara da Infância e da Juventude, do Conselho Tutelar, da Polícia Civil, Defesa Civil e a equipe da Secretaria de Assistência Social.


Fotos: Marcello Santos​
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

Deixe seu comentário

Avaliação