Prefeitura inicia construção de manual para ‘calçadas acessíveis’

Prefeitura inicia construção de manual para ‘calçadas acessíveis’

O grupo técnico, formado por 14 funcionários municipais de diversas áreas.

Prefeitura inicia construção de manual para ‘calçadas acessíveis’
Prefeitura inicia construção de manual para ‘calçadas acessíveis’

Se reuniu nesta quarta-feira (28/02), na CPTrans, no primeiro encontro de trabalho para a construção do Manual Calçada Acessível.  A prefeitura de Petrópolis aderiu ao programa “Calçadas Acessíveis”, realizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em novembro.




O objetivo é criar um documento técnico com orientações sobre como deve ser construídos os passeios públicos para pessoas com deficiência, idosos, quem conduz carrinho de bebê e a população de uma maneira geral.

O programa, incentivado pelo prefeito Bernardo Rossi, a partir da cartilha técnica, vai orientar entidades públicas e privadas e atividades comerciais sobre os modelos de calçadas que devem ser adotadas para garantir acessibilidade. ”Temos hoje 50 mil idosos e quase 40 mil pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos e passa pela qualidade dos passeios públicos”, observa o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da prefeitura, Roberto Rizzo.


‘A reunião de trabalho, além de representantes de diversas secretarias teve a participação de convidados da iniciativa privada. Cerca de 20 técnicos puderam apresentar suas contribuições, através de experiências próprias e as vivenciadas na etapa de Workshop “Barreiras para pessoas com deficiências”, realizada em dezembro de 2017, no qual identificaram as dificuldades das pessoas com deficiências visuais e motoras.




As reuniões do grupo técnico, coordenadas pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, seguirão o cronograma quinzenal estabelecido até a finalização do Manual Calçada Acessível, prevista para o final do primeiro semestre de 2018.

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.