Prefeitura promove Dia D de Vacinação na região do Quitandinha

Prefeitura promove Dia D de Vacinação na região do Quitandinha

Unidades do Independência, Siméria e São Sebastião estão com estoques reforçados

UBS do Quitandinha terá horário ampliado até as 19h30 diariamente

Prefeitura promove Dia D de Vacinação na região do Quitandinha
Prefeitura promove Dia D de Vacinação na região do Quitandinha

A busca pelas doses contra Febre Amarela começou cedo nas três unidades de Saúde que aplicaram a vacina na região do Quitandinha neste sábado (10.03) – Dia D de imunização.

Na UBS Quitandinha foram aplicadas 200 doses só no período da manhã, o dobro do aplicado durante todo dia no último Dia D, em 03 de março. Neste Dia D estiveram abertas de 8 às 16h as unidades do Siméria, Alto Independência e Quitandinha contabilizando 2 mil doses distribuídas. A iniciativa faz parte de um plano de ação da Secretaria de Saúde após a confirmação de um macaco com vírus de febre amarela próximo ao Parque Cremerie.



“São 27 mil doses em estoque e o Estado manterá o fornecimento da vacina para o nosso município. A vacina em Petrópolis não é fracionada e garante a proteção para a vida toda. Nossa cobertura está muito boa, com 198 mil doses aplicadas, porque nos antecipamos na prevenção ano passado. Esse é o momento de termos 100% da nossa população protegida contra febre amarela uma vez que o protocolo foi ampliado para idosos, gestantes e mulheres que amamentam”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A prefeitura mantém a convocação aos moradores da região para se vacinarem nas unidades do Alto Independência, Siméria e São Sebastião que funcionam de 8 às 16h diariamente. A UBS do Quitandinha teve o horário de imunização ampliado de 8 às 19h30, para facilitar o acesso a vacina.


Grande parte dos imunizados foram idosos

Petrópolis tem como meta imunizar 100% da população e atualmente é um dos municípios de todo o Estado do Rio com o maior número de pessoas protegidas, com 198 mil doses aplicadas entre março de 2017 e fevereiro deste ano. Devido ao novo protocolo de imunização apresentado pelo Estado, há ainda, aproximadamente 5 mil mulheres, entre gestantes e as que estão amamentando, além de 42 mil idosos que devem ser vacinados no município.



A aposentada Lilia Souza, 68 anos, foi uma das primeiras a tomar a vacina na UBS Quitandinha. “A única forma de não ter a doença é vacinando. Eu moro muito perto da região com mata, então resolvi vir logo cedo tomar a vacina”, disse.

A médica da UBS Quitandinha, Adriana Pombo, reforça que os idosos devem ser vacinados, principalmente os que moram na região do Cremerie.

“Estamos aqui na unidade com o horário ampliado para tirar todas as dúvidas da nossa população. Mas é muito importante que os idosos venham vacinar já que teve essa mudança de protocolo”, explica a médica.

Cosme Barreto, 52 anos, morador do Quitandinha trabalha com manutenção de minas de água e está sempre nas áreas de mata fechada, por isso aproveitou para se vacinar.

“Eu trouxe meus remédios para a médica ver e ela já me liberou para tomar a vacina. Estava com medo pois eu trabalho no meio de mata fechada, então, o risco era grande”, avalia.

Horário de vacinação para os moradores do Quitandinha:

Diariamente 8 às 16h

Locais:

UBS Alto Independência

Rua Angelo João Brand s/n

 

PSF São Sebastião

Rua São Sebastião nº 625

 

PSF Alto Siméria

Rua Manuel Francisco de Paula s/n




Diariamente de 8 às 19h30

UBS Quitandinha

Rua General Rondon nº 400

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.