Campanha vacinou mais de 7 mil animais contra a raiva




Campanha vacinou mais de 7 mil animais contra a raiva

Imunização esteve com 17 postos no sábado (22.09)

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal imunizou, no sábado (22.09), 7,4 mil cães e gatos do primeiro e segundo distritos. A sexta etapa da Campanha contou com 17 postos de vacinação espalhados pelo Centro, Morin, Alto da Serra, Retiro, Carangola, Jardim Salvador, Coronel Veiga, Quitandinha, Valparaíso, Estrada da Saudade, Boa Vista e Cascatinha. Foram aplicadas 7.416 doses da vacina.

Com a conclusão da sexta etapa da Campanha, o município chegou à marca de 6.253 gatos imunizados neste ano, número acima da estimativa da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, que era de 4.768 felinos. O número de cães imunizados também já está próximo da estimativa, que era vacinar 23.638 animais durante toda a Campanha. Faltando uma etapa, já foram imunizados 99% deste total.

           A campanha, que teve início em abril, chega ao fim em novembro. Em Petrópolis, não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas.

O cronograma segue a programação iniciada no ano passado. Ou seja, os animais estão sendo imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

“Só não fazemos a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.



O motorista de ônibus, Sebastião Pereira, aproveitou a campanha para vacinar o cachorro, Preto. O animal foi adotado após ser atropelado em frente à casa da família há dois anos. A intenção era de prestar os cuidados iniciais do animal e depois encaminhá-lo à doação, mas o carinho com o qual o cachorro retribuiu o gesto da família garantiu sua permanência.

“Ele é ótimo! Um cachorro obediente e que cuida de todos da família. Aproveitei a campanha para trazê-lo para ser vacinado e garantir a saúde do Preto. Ele é, sem dúvida, muito querido da família”, conta o motorista.

A sétima e última etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal está prevista para o dia 10 de novembro e vai atender animais do Alto da Derrubada, Comunidade São Francisco, Moinho Preto, Comunidade Vitória, Duarte da Silveira, Rocio e Fazenda Inglesa. Também serão vacinados animais do Mangalarga, Cuiabá, Madame Machado, Comunidade 1º maio, Vale dos Esquilos e Vale do Carangola.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));





Fonte