Mais de 150 pessoas de várias regiões do estado participam de seminário da Semana da Mediação


Mais de 150 pessoas de várias regiões do estado participam de seminário da Semana da Mediação

Com o tema Mediação Escolar, a Semana da Mediação, realizada pelo Petrópolis da Paz, ofereceu um seminário nesta terça-feira (25.09), ministrado pelo professor, mestre e doutor em Educação Pública, Álvaro Chrispino, no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mais de 150 pessoas de várias cidades do estado participaram do evento.



O seminário foi dividido em três partes: sensibilização da plateia para o tema; breve explanação sobre a mediação acadêmica com dados em pesquisa realizada pelo palestrante sobre violência escolar no Brasil e a apresentação de aplicação curricular de atividades e dinâmicas que tragam esse tema para a sala de aula e que o assunto possa ser discutido e inserido nos hábitos dos alunos e professores. O objetivo é que a escola adquira a cultura da paz social.

“Nossa sociedade está doente da emoção. Não podemos deixar que os conflitos tenham manifestações violentas. É necessário se falar e executar a mediação. Quando uma cidade se dispõe a fazer um projeto de mediação, onde materializa uma semana, mostra que a cidade está preocupada com a saúde social e bem-estar das suas crianças jovens e adultos visto que mediação é alguma coisa aprendida socialmente”, contou Álvaro.

De acordo com a Coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho, o seminário tem a finalidade de expandir a Mediação Escolar para todos os profissionais da educação da cidade, assim como foi solicitado pelo Ministério Público no mês passado. “Apresentamos nosso programa para profissionais de escolas particulares e mostramos como é a mediação, que já funciona em formato piloto em três escolas municipais”, contou Elsie-Elen.

Quem for participar das palestras oferecidas pela Semana da Mediação, pode receber um “Certificado de Participação” que está sendo oferecido pelo Petrópolis da Paz. Basta fazer o cadastro através do  e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
e no dia da palestra assinar a lista de presença. O certificado chegará por e-mail. A programação completa está disponível no site do Petrópolis da Paz. A Semana da Mediação será encerrada no dia 30 de setembro com uma Caminhada pela Paz, às 9h, na Avenida Barão do Rio Branco.

Programa Petrópolis da Paz é referência no estado

A advogada e mediadora, Alcione Marques, veio de Niterói para participar do seminário. Ela contou que se interessou pela Semana da Mediação, pela ampla programação e pelos temas que estão sendo abordados. “Estou participando do seminário pois faço mestrado em resolução de conflitos e muitas pesquisas sobre mediação escolar. Quero conhecer também a dinâmica do programa Petrópolis da Paz”, contou Alcione.

A advogada, que também é mediadora jurídica, convidou a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Elen para apresentar o programa para a secretaria de Educação de Niterói, como modelo de projeto de mediação escolar. “Acredito que a semente da pacificação deve ser plantada já na escola, para que as crianças aprendam a resolver os seus próprios problemas. O Petrópolis da Paz é um modelo para todo o estado do Rio de Janeiro”, destacou Alcione.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));





Fonte





%d blogueiros gostam disto: