Trate da sua pele de dentro para fora. O que deve ingerir para uma tez de sonho – Peso e Nutrição


Trate da sua pele de dentro para fora. O que deve ingerir para uma tez de sonho – Peso e Nutrição

Sabemos que, provavelmente, tem um tratamento estético de que mais gosta gosta, um creme que privilegia e/ou uma rotina de beleza que aprecia. Contudo, tratar só de fora para dentro talvez não seja suficiente, como alerta um número crescente de especialistas. A tese que defende que somos o que comemos está, cada vez mais, na ordem do dia e comprova que tudo o que ingerimos acaba por ter impacto no nosso organismo.



Numa entrevista à revista norte-americana Time, o famoso médico Mehmet Oz salientou, em tempos, que um dos pontos positivos é que, atualmente, nos dias que correm, sabemos muito mais como a comida reage no nosso corpo e como certas moléculas afetam funções particulares de células específicas. Logo, já temos o conhecimento para podermos tentar comer de forma mais saudável.

Não será de um dia para o outro mas, a longo prazo, os efeitos far-se-ão sentir, garantem os especialistas. Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e antioxidantes, sobretudo em vegetais e em frutas, é importante para uma pele saudável, sempre com a tónica de que tudo o que é em excesso faz mal. Muitas vezes, o bom senso é meio caminho andado para exibir uma epiderme irrepreensível.

A arte de adiar o inevitável

Por muito que nos esforcemos, a nossa pele acaba sempre por envelhecer. As rugas aparecem e, muitas vezes, surgem também as manchas. Apesar de ser uma inevitabilidade, pode ser adiada, desacelerada e até contrariada, com as escolhas certas. Não se esqueça, por isso, de incluir na sua alimentação frutas e vegetais ricos em antioxidantes que contenham betacarotenos, vitaminas C e E, zinco e selénio.

Devido aos (muitos) estudos realizados nas últimas décadas que comprovam que existe uma ligação efetiva entre o que come e a sua compleição, cada vez mais sabemos que o que ingere pode afetar o seu humor e/ou a propensão para o acne (mais ou menos inflamação), o que está diretamente ligado ao envelhecimento. Fazer um batido de frutas e vegetais todas as manhãs, acrescentando-lhe clorofila, é uma ideia.

Segundo Karen Fisher, autora do livro “Dieta para uma pele saudável”, publicado em Portugal pela Editorial Presença, em 2010, “a clorofila, um pigmento verde existente nas plantas, é altamente benéfica para a saúde da pele, pelo que bebidas de clorofila, especialmente tomadas de manhã, são uma mais-valia para estimular o funcionamento dos intestinos e eliminação de substâncias tóxicas”, garante.

O ideal é esquecer as dietas, que vão e vêm e que mudam mês a mês e optar por uma alimentação saudável global. Atualmente, os especialistas defendem que um dos componentes mais importantes para uma pele saudável é escolher produtos láteos com baixo teor de gordura, que são ricos em vitamina A. Aliás, esta é um dos elementos mais importantes para a saúde das células da pele.

Não ter medo de gorduras, que muitos continuam a ver como um inimigo a evitar a todo o custo, é também um bom princípio. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que podem ser encontradas no abacate, no peixe e nas sementes, por exemplo, contêm ácidos essenciais para uma pele hidratada.

No entanto, aqui não existem regras e, por alguma razão, cada vez mais, se ouve falar de dietas personalizadas. Perceber o que lhe causa irritação na pele é importante e pode fazê-lo, retirando alimentos durante algum tempo da sua alimentação.

Porém, diversificar é essencial, alertam os especialistas, até para prevenir doenças como a acne. Até recentemente existia pouca evidência de que o acne estaria ligado à dieta. No entanto, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, novos estudos sugerem que certos alimentos podem piorar ou melhorar a acne. Alimentos com elevados níveis de glicemia parecem conduzir ao aparecimento desta doença.

O que deve ingerir para uma pele à prova de rugas

A batata-doce, um tubérculo que contém betacaroteno, substância que se converte em vitamina A quando é digerido, pode ajudar na circulação do oxigénio para a pele, melhorando a saúde da pele, tal como o abacate. Uma fonte de vitamina E que ajuda a melhorar a luminosidade da pele e que também contém boas quantidades de vitamina C. Uma vitamina que reduz a inflamação e que estimula a produção de colagénio.

O alho é outro dos ingredientes. Cada dente de alho está repleto de um químico, chamado alicina que, quando digerido, reage com o sangue e produz um produto capaz de derrotar bactérias e vírus nocivos, incluindo os que causam acne e outras infeções da pele. A beterraba, rica em vitamina A, potássio, sódio, cálcio, magnésio e vitamina E, substâncias essenciais para a saúde da pele, é outro vegetal a considerar.

Rico em antioxidantes, presentes sob a forma de flavonoides, o chocolate preto ajuda a hidratar a pele e a melhorar a circulação sanguínea. Adicionar clorofila a preparados e batidos é outra das formas de melhorar a saúde da pele. Os peixes gordos ou de águas profundas, com elevados níveis de ómega-3, são alimentos anti-inflamatórios que também favorecem a epiderme. Salmão, cavala ou sardinha são boas opções.

Além dos brócolos, um alimento que contém vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, E e K, substâncias que ajudam a dar luminosidade à pele e a reavivar os tecidos danificados, deve ainda considerar os frutos vermelhos, como as amoras, os mirtilos, os morangos e até as ameixas, que têm um conteúdo elevado de antioxidantes e são também grandes detentores de fibra. Para se hidratar, deve ainda beber chá verde.







Fonte





%d blogueiros gostam disto: