Urban Hacking em Petrópolis pela primeira vez no próximo dia 15

Urban Hacking em Petrópolis pela primeira vez no próximo dia 15

Urban Hacking

Evento será realizado na Rua 16 de Março e faz parte das

comemorações pelo aniversário da cidade

Urban Hacking em Petrópolis pela primeira vez no próximo dia 15
Urban Hacking em Petrópolis pela primeira vez no próximo dia 15

Urban Hacking
Intervenção artística, musical, informações turísticas, degustação e apresentação de projetos sociais durante todo o dia. Essas são algumas das atrações previstas na programação de estreia do Urban Hacking, que acontece no próximo dia 15, a partir das 9h30, na Rua 16 de Março, aproveitando as comemorações pelo aniversário da cidade (programação abaixo).




A abertura oficial do evento está prevista para às 10h, com a presença de representantes do Sebrae/RJ, Sebrae local e Sebrae Nacional, autoridades municipais, trade turístico e outras instituições.

O Urban Hacking é a primeira ação do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI) desenvolvido pelo Sebrae/RJ, que escolheu Petrópolis para inaugurar as atividades do Projeto, lançado em agosto do ano passado. O evento tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da TurisPetro e da Setur, do Comtur, da TurisRio e do Petrópolis Convention Bureau e parceria com o Projeto Rua 16.


As atividades propostas vão promover uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, história, turismo, economia criativa e entretenimento.  O Urban Hacking, iniciativa comum em outros países, como nos Estados Unidos, e propõe ocupar espaços públicos, em sua maioria, locais históricos transformados, seja para manter sua atividade original ou para adquirir um novo significado durante a intervenção do evento.

Segundo a coordenadora Regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, o Sebrae/RJ vai aproveitar as comemorações pelo aniversário da cidade para realizar a primeira ação do Programa Destinos Turísticos Inteligentes, fomentando e articulando, junto às lideranças locais, ações que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas.

“O projeto DTI é mais uma ação neste sentido, colocando a inovação tecnológica como diferencial competitivo”, ressaltou.

Segundo Célia D’Azevêdo, empresária da Rua 16 Março, “é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na rua pelos empresários e é uma honra fazer parte do primeiro Urban Hacking em parceria com o Sebrae/RJ.”



Destinos Turísticos Inteligentes

O projeto Destinos Turísticos Inteligentes é realizado em diversas regiões do estado. É uma proposta do Sebrae para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança  e sustentabilidade. Dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae, o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, e Embaixadores dos Parques Nacionais, também são aliados dos empresários na divulgação dos destinos.

Iniciado em agosto do ano passado, o projeto é desenvolvido em etapas e desde então já promoveu oficinas de capacitação e de gestão. A realização do Urban Hacking, é o primeiro evento previsto pelo projeto, de uma série de outros que ainda serão programados. Também serão promovidas outras oficinas e workshops, a fim de capacitar os participantes para que possam oferecer estruturas turísticas diferenciadas e assim facilitar a interação e a integração do visitante antes, durante e depois da viagem.

Segundo a analista do Sebrae/RJ, Raíza Rampini, o Projeto DTI tem o objetivo de promover o desenvolvimento de inovações no turismo e a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo. Para ser considerado destino inteligente, é preciso ter um espaço turístico inovador e dispor de tecnologia de ponta, ser focado no desenvolvimento sustentável e saber gerir os recursos de forma eficiente. Com isso, esses locais garantem mais competitividade ao setor e possibilitam experiências de qualidade aos turistas, porque além de integrados, também são interativos.




Programação

9h30 – Desk Turístico
10h – Abertura Oficial
10h30 – Futuro entrando na História
11h – 16 Musical
12h30 – 16 Musical
14h – Intervenção artística
15h – 16 Musical
15h30 – Degustação gastronômica
16h30 – Intervenção artística
18h – Parabéns Petrópolis
18h30 – 16 Musical

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.