HAC teve 24 mil atendimentos a mais nos últimos quatro meses

Hospital cresce em número de cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais

Hospital Alcides Carneiro
Hospital Alcides Carneiro




O Hospital Alcides Carneiro (HAC), referência no município para assistência hospitalar pelo SUS, cresce em número de cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais. Desde o início do ano o hospital vem ampliando a oferta de consultas ambulatoriais.  Nos oito primeiros meses deste ano 376 mil atendimentos foram registrados. Em apenas quatro meses – de maio a agosto – foram 24 mil atendimentos a mais com relação ao mesmo período de 2016.

“Isto representa uma boa gestão. Apesar da crise financeira grave que a cidade atravessa e pela qual fomos obrigados a editar um novo pacote de austeridade, estamos fazendo economia, mas garantindo os atendimentos com qualidade e crescendo no acesso da população ao SUS”, analisa o prefeito Bernardo Rossi.

A prefeitura de Petrópolis iniciou a gestão quitando a dívida referente ao 13º salário dos servidores, além dos vencimentos atrasados – um montante de R$ 3,6 milhões. O Hospital Alcides Carneiro está acima da média pactuada junto à Secretaria de Saúde em todos os procedimentos e serviços ofertados pela unidade.

Comparando o primeiro quadrimestre de 2017 ao segundo quadrimestre, verificamos um aumento nos números de internações, atendimentos ambulatoriais, cirurgias e admissões por clinicas médicas. De maio a agosto foram realizadas 3.498 internações, 12% a mais que o mesmo período de 2016 quando foram realizadas 3.122.

Com 226 leitos, sendo 27 de UTI entre adulto e neonatal, o hospital aumentou em 12,3% do número de cirurgias e partos. Já os atendimentos ambulatoriais nestes quatro meses somam 24.246 consultas, 8,8% a mais que no mesmo período de 2016. No período foram realizados 134.445 exames – 3,6% a mais do que o mesmo período do ano passado.




“O plano operativo anual (POA) elaborado nesta gestão já reforça esse crescimento. O HAC alcançou percentual acima dos 67% necessários para cumprimento do que foi pactuado junto a Secretaria de Saúde, o que significa que o serviço está melhor. Acompanhamos o trabalho das equipes do hospital nas ações para alcançar todas as metas e assim ampliar a assistência em todos os serviços, melhorando a qualidade do atendimento da nossa população”, afirma o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

50 procedimentos pediátricos por mês no HAC

Em maio deste ano foi realizado o mutirão de cirurgia pediátrica no HAC. Essa foi a primeira participação do Hospital em um mutirão com visibilidade nacional. Foram 18 crianças, com idades entre 10 meses e sete anos, submetidas a cirurgias de fimose e hérnias. Com uma média de 50 procedimentos pediátricos realizados por mês, o hospital não possui filas de espera, mas a iniciativa abriu a agenda em dias da semana para intervenções mais complexas.

A direção do Hospital Alcides Carneiro também qualificou o processo de visitas médicas aos pacientes internados. A média de permanência no hospital nos primeiros oitos meses de 2016 foi de 6 dias e, atualmente,foi reduzido para 5 dias. Assim, é possível ter mais vagas de internação para os pacientes que estão nas UPAs ou aguardando o agendamento de cirurgias.

Hospital prevê crescimento para o próximo quadrimestre




Ações já estão em andamento para conclusão no próximo quadrimestre. É o caso do fim da fila de espera para o exame Ressonância Magnética que está em 60%, a implantação do ambulatório vascular para a realização do tratamento de varizes, a escleroterapia com espuma densa e a implantação do cartório para registro de nascimentos.

Outras ações serão viabilizadas ao longo do ano como a habilitação de 2 Leitos de UTI Neonatal, 5 de Ucinca (Unidade de cuidado intermediário neonatal canguru)  e 10 de Ucinco (Unidade de cuidado intermediário neonatal convencional).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/PMP
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Hospital-Alcides-Carneiro.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Hospital-Alcides-Carneiro.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,atendimentos,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,Hospital Alcides Carneiro,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,prefeitura,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarHAC teve 24 mil atendimentos a mais nos últimos quatro meses Hospital cresce em número de cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); “O plano operativo anual (POA) elaborado nesta gestão já reforça esse crescimento. O HAC alcançou percentual acima dos 67% necessários para cumprimento do que foi pactuado...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.