APPO celebra 25 anos de fundação com grande evento cultural e de Saúde

APPO celebra 25 anos de fundação com grande evento cultural e de Saúde
APPO celebra 25 anos de fundação com grande evento cultural e de Saúde

Dando destaque à Programação do Outubro Rosa do município, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) realizou no sábado (21.10) a comemoração dos 25 anos de fundação com um grande evento na Praça da Liberdade.  O encontro reuniu atividades da área da saúde, ações sociais de beleza com doação de cabelos para confecção de perucas, apresentações musicais e o samba que leva o tema da campanha 2017 trazendo a luta pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama de uma forma alegre para os petropolitanos.



O prefeito Bernardo Rossi destaca os bons índices de prevenção e realização de exames e consultas em mulheres no município que tem aproximadamente 22 mil usuárias do Sistema Único de Saúde. Destas, 4.564 realizaram o exame. Este ano, de janeiro a setembro, foram realizadas 7.350 mamografias, sendo 4.209 apenas na faixa etária alvo preconizada pelo Ministério da Saúde – de 50 a 69 anos. O número de preventivos aumentou em 50% em relação ao último ano, com 13.406 coletas até setembro.

 

“Os números mostram que estamos no caminho certo. Eu acompanho o trabalho da APPO há muito anos e hoje me orgulho em estar como prefeito aumentando o acesso das mulheres aos exames preventivos de câncer de mama e de útero. A Ana Cristina foi fundamental no meu projeto de lei que ampliou a realização do exame de mamografia em todo o Estado”, relembra Bernardo Rossi.




Durante todo o evento, a população teve acesso a diversos serviços – aferição de pressão e glicemia, corte gratuito e recolhimento de cabelos para confecção de perucas, cabine de fotos, reiki, limpeza de pele, maquiagem, massagem e orientação de prevenção do câncer. O evento contou ainda com muita música: a Banda Marcial Wolney Aguiar, Coral Pro Tempore, GRBC Guerreiros da Vinte, Gabriel Silva e Tokaia animaram o público, além das apresentações de mágica e Biodanza e da Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes.

 

“Esses 25 anos foram de muitas lutas, mas também, de muitas vitórias. Conseguimos realizar muitos sonhos, a Casa de Apoio aos pacientes é um deles. Assim, podemos levar aos pacientes uma melhor qualidade de vida e possibilitar que tenham direito a um tratamento com dignidade”, afirma Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.

 

A primeira dama, Sabrina Noel Rossi, foi nomeada madrinha da campanha deste ano e convidou a todos para participar da caminhada do Outubro Rosa no próximo dia 28 de outubro, sábado, às 15h.

 

“Esse é o momento mais esperado. A tradicional caminhada que encerra a campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, que este ano traz a música tema composta pelo GRBC Guerreiros da Vinte, vai sair da Catedral São Pedro de Alcântara e percorrer as principais ruas do centro da cidade, seguindo em direção ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura Municipal. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura. Teremos muita alegria e surpresas para este dia”, anuncia Sabrina Noel Rossi.





A APPO ao longo dos 25 anos de fundação vem promovendo eventos e campanhas de conscientização junto aos pacientes e a sociedade na prevenção do câncer, na importância da detecção precoce e como proceder na procura de atendimento para o tratamento. Atualmente, são realizados cerca de 500 atendimentos por mês que são acolhidos durante o tratamento na Casa de Apoio que oferece conforto, segurança, alimentação adequada, socialização, aulas de dança, lazer e direito a acompanhante durante a semana.

 

“O trabalho realizado pela APPO é de grande valor para o paciente oncológico, pois conseguimos ajudá-lo com cesta de alimentos, medicamentos e fazer contato com o governo municipal e estadual proporcionando agendamento de exames, cirurgias e tornando assim, agilidade no atendimento e ajudando a ter um diagnostico precoce”, conta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/PMP
Edição: R.Loureiro

https://i1.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/equipe.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i1.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/equipe.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,APPO,Brasil,cancer de mama,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,outubro rosa,politica,prefeitura,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarAPPO celebra 25 anos de fundação com grande evento cultural e de Saúde Dando destaque à Programação do Outubro Rosa do município, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) realizou no sábado (21.10) a comemoração dos 25 anos de fundação com um grande evento na Praça da Liberdade.  O encontro...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.