As crianças que nascerem na unidade a partir de setembro receberão o registro gratuitamente

A única maternidade pública do município, no Hospital Alcides Carneiro (HAC) passará a oferecer, a partir da próxima quinzena, um cartório para registro dos recém-nascidos. O serviço já funcionou no hospital, de 2005 a 2007, mas foi interrompido pela gestão anterior. A prefeitura e o Hospital Alcides Carneiro irão reativar a unidade interligada ao Cartório RCPN e Notas do 2º Distrito de Petrópolis, tornando o HAC pioneiro na assistência às gestantes no município.

Cartório do HAC será implantando na próxima quinzena
Cartório do HAC será implantando na próxima quinzena



Com uma média de 250 partos por mês, a maternidade conta com 48 leitos e é referência em atendimentos às gestantes com gravidez de alto risco. A unidade conta ainda com 10 leitos de UTI neonatal. De janeiro a junho 1.841 gestantes deram à luz na unidade. De acordo com o secretário de Saúde, Silmar Fortes, a instalação do cartório é um desejo antigo das famílias que a prefeitura está viabilizando.

“Estamos dando um passo muito importante reativando esse serviço que vai ser de grande utilidade para as nossas gestantes e também àquelas que procuram o HAC para terem seus filhos e que são moradoras de outra cidade. Essas famílias também poderão registrar os filhos com a sua cidade de origem dentro do hospital com total comodidade e facilidade de acesso”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O serviço será implantado no hospital por cumprir os parâmetros da Lei Nº 7088 de 22 de outubro de 2015 que determina a instalação de unidades interligadas de registro civil nos estabelecimentos de saúde públicos e nos conveniados com o SUS que realizem no mínimo 100 partos por mês.

“Temos a expectativa de que nenhuma criança saia da maternidade sem o registro de nascimento. O hospital está fornecendo toda a estrutura adequada e nós já estamos com a funcionária treinada para podermos iniciar logo as atividades”, disse Sérgio Kleber Cordeiro, tabelião da RCPN e Notas do 2º Distrito de Petrópolis.

O Diretor do hospital, Filipe Furtuna anuncia que após a publicação da autorização do cartório junto à corregedoria, o serviço já será inaugurado.

“Seguimos a legislação vigente para implantação e estamos aguardando a publicação da corregedoria. A sala já está toda equipada e as certidões em fase de produção. Vamos preparar um material de divulgação do serviço para que as mães já possam se informar ainda durante o pré-natal que além do parto, elas poderão realizar a certidão de nascimento no hospital”, disse Filipe Furtuna.



Fotos: Marcello Santos
Fonte: Fonte: ASCOM: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/Cartório-do-HAC-será-implan.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/Cartório-do-HAC-será-implan.jpg?fit=93%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Alcides Carneiro,Brasil,cartório,certidão,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,gratis,hospital,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,nascimento,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,registro,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarAs crianças que nascerem na unidade a partir de setembro receberão o registro gratuitamente A única maternidade pública do município, no Hospital Alcides Carneiro (HAC) passará a oferecer, a partir da próxima quinzena, um cartório para registro dos recém-nascidos. O serviço já funcionou no hospital, de 2005 a 2007, mas...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.