Ação acontece dentro do projeto “Defesa Civil na Sua Casa”

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai distribuir cartilhas com dicas de segurança para o período de fortes chuvas dentro do projeto Defesa Civil na Sua Casa, que atende as comunidades que não contam com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. O material indica ações que a população deve fazer no momento da tempestade caso esteja em casa, dentro de um veículo ou até mesmo andando na rua. A primeiro local a receber a ação será o Fragoso, na Estrada da Saudade, na terça-feira (24.10).



Entre as dicas estão a preparação de um kit de emergência, com alimentos, remédios e material de higiene que devem ficar em um local de fácil acesso, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água, além de orientar que a população jogue lixo ou entulho nas encostas. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, destaca que com medidas simples os moradores podem reduzir os riscos de desastre.

“O projeto tem como objetivo ouvir os moradores e em conjunto construirmos ações que reduzam o risco de desastres. A partir de agora, com as cartilhas, os moradores terão dicas de como fazer esse trabalho em casa, na rua, ou dentro do carro”, explica Paulo Renato, dizendo ainda que a cidade está se preparando para o período de fortes chuvas, que vai de novembro até abril.




“Estamos realizando diversas ações de prevenção ao longo do ano, como o dia de capacitação em conjunto com o Ministério Público Estadual, o Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil em parceria com as Forças Armadas, além de termos garantido a continuidade do Projeto de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides), que funciona em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)”, disse.

O Defesa Civil na Sua Casa faz parte do Plano Verão 2018 de Petrópolis, que tem o objetivo de otimizar o atendimento em caso de ocorrências durante a estação. Durante o trabalho também é apresentado um modelo chamado de “Plano de Contingência da Família”, que busca organizar de forma antecipada os familiares – incluindo também os animais domésticos – em caso de tragédia.




“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, estaremos cumprindo as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para nos tornamos uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres”, afirma o secretário de Defesa Civil.

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/defesa-civil-na-sua-casa.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/defesa-civil-na-sua-casa.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,casa,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,Defesa Civil,desastres,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,objetivo,politica,prefeitura,prevenção,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,sua,tempo real,ultima hora,urgente,viajarAção acontece dentro do projeto “Defesa Civil na Sua Casa” A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai distribuir cartilhas com dicas de segurança para o período de fortes chuvas dentro do projeto Defesa Civil na Sua Casa, que atende as comunidades que não contam com as sirenes do...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.