O projeto “Defesa Civil na Sua Casa” chegou ao Bela Vista nesta terça-feira (19.09) para conversar com moradores da região sobre atividades educativas. A proposta da atividade é levar conhecimentos básicos de autoproteção comunitária contra os desastres de origem natural. As reuniões acontecem ainda em outras sete comunidades que não contam com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, sempre às terças-feiras, a partir das 18h30. Na semana que vem, dia 16, a atividade acontece no Gentio, em Itaipava.

"Defesa Civil na Sua Casa" ouve moradores do Bela Vista
“Defesa Civil na Sua Casa” ouve moradores do Bela Vista



No encontro, os moradores do Bela Vista alertaram sobre a importância da prevenção para diminuir riscos de queimadas e o descarte irregular de lixo nas encostas no bairro. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, participou do encontro.

“Nosso objetivo é ouvir os moradores e em conjunto construirmos ações que reduzam o risco de desastres. Nesta noite, ouvimos as necessidades dos moradores e nos próximos encontros vamos organizar atividades em parceria. Acredito que esse projeto é um grande passo para construirmos uma cidade resiliente”, disse.

Maria Aparecida da Conceição, que mora no bairro há 22 anos, lembrou de um incêndio florestal que chegou próximo à casa de uma amiga no ano passado. “Não adianta apenas os vizinhos alertarem sobre as irregularidades. Tem gente que joga lixo nas encostas, que coloca fogo no mato, e se a gente for reclamar, ainda estamos errados. Precisamos melhorar como população para ajudar a Defesa Civil em seu trabalho”, disse.

 

O “Defesa Civil na Sua Casa” faz parte do Plano Verão 2018 de Petrópolis, que tem o objetivo de otimizar o atendimento em caso de ocorrências durante a estação. Durante o trabalho também é apresentado um modelo chamado de “Plano de Contingência da Família”, que busca organizar de forma antecipada os familiares – incluindo também os animais domésticos – em caso de tragédia.




“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, estaremos cumprindo as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para nos tornamos uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres”, disse o secretário de Defesa Civil.

 O projeto conta com o apoio do projeto “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”, que é financiado pela Fundação C&A Internacional e implementado pela Save the Children e pelo Instituto Fonte pelo Desenvolvimento Social e que organiza 10 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) na cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/PMP
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Defesa-Civil-na-Sua-Casa-ou.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Defesa-Civil-na-Sua-Casa-ou.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesAcontece#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,civil,cultura,defesa,defesa civiol,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,prefeitura,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarO projeto 'Defesa Civil na Sua Casa' chegou ao Bela Vista nesta terça-feira (19.09) para conversar com moradores da região sobre atividades educativas. A proposta da atividade é levar conhecimentos básicos de autoproteção comunitária contra os desastres de origem natural. As reuniões acontecem ainda em outras sete comunidades que...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.