Solenidade tradicional reuniu 20 instituições e 3 mil alunos

da rede municipal de Educação

“Esse é um momento importante para o Brasil e para os nossos jovens alunos da rede municipal de Educação. Dia em que comemoramos a nossa Independência e mostramos o orgulho que temos da nossa história. A Semana da Pátria contou com a participação de mais de 11 mil alunos, todos os desfiles foram muito bem organizados e hoje fechamos a Semana da Pátria com essa demonstração de amor à Pátria maravilhosa. Foi emocionante ver as famílias petropolitanas prestigiando o desfile”, disse o prefeito Bernardo Rossi na abertura do Desfile Cívico desta quinta-feira (07.09) no Centro Histórico.

Desfile 7 de Setembro
Desfile 7 de Setembro

O público prestigiou o desfile de 20 instituições ao longo da Rua do Imperador. Na ocasião, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e de Petrópolis, respectivamente, pelo Tenente-Coronel Mandim, do 32° Batalhão de Infantaria Leve; pelo Tenente-Coronel Oderlei Santos, do 26° Batalhão da Polícia Militar e pelo prefeito Bernardo Rossi. O hino do Brasil foi entoado pela soprano Anna Hannickel.

“Essa data mostra o nosso civismo, o amor à nossa Pátria e contribui para o fortalecimento das noções de cidadania que os alunos aprendem nas escolas. Estou muito feliz com os desfiles realizados durante essa semana. As escolas deram um show com muito respeito ao nosso país”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.



O evento contou com a tradicional revista da tropa feita pelos comandantes das forças militares e pelo prefeito Bernardo Rossi, banda do 32° Batalhão de Infantaria Leve e desfile motorizado do 32º BIL, Veteranos da Força Expedicionária Brasileira com o Jeep Club, DTCEA (Destacamento de Controle Aereo)– Pico do Couto, 26º Batalhão de Polícia Militar,15º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), Guarda Civil e Defesa Civil.

Mais de 8 mil pessoas no Desfile Cívico de 7 de setembro
Mais de 8 mil pessoas no Desfile Cívico de 7 de setembro

Participaram do desfile cívico o Grupo Escoteiro João XXIII – 35º RJ, 130º Grupo de Escoteiros D. Pedro II e 132º Grupo de Escoteiros / RJ Oliveira Bulhões, além dos alunos da Banda Marcial Monsenhor João de Deus Rodrigues, CEI São João Batista, Escola São João Batista e Banda Ampla Visão. A LBV também levou para o Centro Histórico a Banda Marcial Boa Vontade.

Os alunos da Banda Marcial Dr. Barros Franco e da Banda Nilton Rocha – COMAC presentearam o público com coreografias. Também marcaram presença os alunos do Projeto Renascer, da E.M Fábrica do Saber, os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória com a Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, os integrantes do Lions Clube de Petrópolis e Clube de Desbravadores.

Participaram do ato as Ordens Maçônicas Filhas de Jó e Ordem DeMolay. A E.M. Governador Marcello Alencar levou para o desfile a Banda Marcial Dragões do Império e a Escola São Judas Tadeu, a Banda Marcial Frei Aniceto. As Bandas Marciais tradicionais Imperial Petropolitana, da E.M Dr. Rubens de Castro Bomtempo e Wolney Aguiar, do Colégio Dom Pedro II fecharam a programação musical do evento que foi encerrado com desfile da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os representantes de todas as secretarias municipais também participaram do evento, além dos vereadores Jamil Sabrá, Leandro Azevedo, Vanderlei Taboada, Justino do Raio X, Roni Medeiros e Pastor Antônio Brito.




Participantes e público dão exemplo de civismo

“Esse desfile mostra o resgate da nossa cidadania, moralidade e ética. O Dia da Pátria nos lembra que a Pátria é nossa e devemos preservar nossa história e sempre lutar por ela”, destacou Alcindo Campos, 2° Tenente R1 do Exército, que desfilou com os integrantes do 32º BIL.

“O respeito à nossa bandeira e a independência deve nortear o ensino nas unidades escolares. O que prestigiamos aqui foi um lindo desfile, organizado e com muita alegria dos jovens petropolitanos”, afirmou Paulo César Miranda, 1° Tenente R2 do Exército.

O público também ficou encantado como desfile. “Faço questão de assistir todos os anos. Trouxe minha filha para ver esse momento tão bonito. É importante mostrar para as crianças o nosso respeito pela data”, apontou a dona de casa  Madalena Moura, que chegou cedo para conquistar um lugar bem próximo das grades de proteção;

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Desfile-7-de-setembro.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Desfile-7-de-setembro.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesEntretenimento#avozdepetropolis,7 de setembro,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,Desfile,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarSolenidade tradicional reuniu 20 instituições e 3 mil alunos da rede municipal de Educação “Esse é um momento importante para o Brasil e para os nossos jovens alunos da rede municipal de Educação. Dia em que comemoramos a nossa Independência e mostramos o orgulho que temos da nossa história. A Semana...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.