Marco Aurélio Lischt é eleito novo maestro do Coral Municipal
Marco Aurélio Lischt é eleito novo maestro do Coral Municipal



Reconhecido internacionalmente, Marco Aurélio Lischt foi eleito novo regente titular do Coral Municipal de Petrópolis. Em uma prova que durou quatro horas, ele foi escolhido por unanimidade pela banca examinadora, na audição que aconteceu no último sábado (28.10), no Centro de Cultura Raul de Leoni. Esta etapa faz parte da reestruturação do grupo, que estava há anos abandonado. A expectativa é de que até o fim do ano todo Coral Municipal esteja reestruturado.

 

Quatro candidatos concorreram à vaga. Naomi Munakata, considerada uma das melhores regentes do país, e Jocelei Bohrer, PHD em música, fizeram parte da banca e ficaram impressionados com o nível dos regentes. Para Lischt, “não foi uma prova fácil”, mas o maestro se mostrou a altura do cargo.

 

“Tudo correu muito bem e o resultado foi positivo. Estou muito feliz de integrar o grupo. Tendo bons profissionais, pretendo fazer do coral um coro de ponta”, anuncia o novo regente.

 

Celeiro de corais, Petrópolis começa, agora, a resgatar sua identidade com essa nova fase do grupo, que completou 41 anos em 2017. Todo processo vem sendo conduzido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Segundo o diretor-presidente, Leonardo Randolfo, que é do segmento de canto coral,
essa era uma das prioridades do governo na área da cultura.




“Encontramos muitos problemas administrativos e técnicos no grupo, que estava com as atividades interrompidas. Reformular o Coral Municipal era uma das metas da nossa gestão e já estamos conquistando isso no primeiro ano de governo. Estamos fazendo um trabalho para que ele se torne um dos melhores coros de câmara do país”, explica Randolfo.

 

A próxima etapa da reestruturação será o concurso para a escolha dos 24 cantores, que será supervisionada de perto pelo novo regente titular. Um pianista também será definido para acompanhar o grupo. O fundador e regente do coral por 13 anos, Ernani Aguiar, foi convidado para colaborar na reestruturação do coro.

 

Sobre o novo maestro




Nascido em Petrópolis, o organista e regente Marco Aurélio Lischt iniciou a sua carreira musical ao ingressar no Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Formou-se em piano com o título Magna cum Laude pela Escola de Música da UFRJ e obteve a graduação e título de Mestre em Música em Órgão, também pela UFRJ. Lischt é formado ainda no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, em Frankfurt/Main, tendo como cadeiras principais órgão e regência.

Recentemente gravou um CD com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis com obras do Pe. José Maurício Nunes Garcia e canto Gregoriano.

Durante os anos de 1999 e 2000, Marco Aurélio foi professor substituto de Órgão na Escola de Música da UFRJ. Atualmente é o Diretor Artístico e Regente Titular do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, membro da Liga de Regentes Corais de Petrópolis – LRCP e coordenador dos Festivais de Verão dos Canarinhos de Petrópolis.

É premiado e reconhecido nacional e internacionalmente e é o organista titular da Catedral São Pedro de Alcântara.

https://i0.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Vencedor-e-banca-examinador.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i0.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Vencedor-e-banca-examinador.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,coral,cultura,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,maestro,Marco Aurélio Lischt,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,prefeitura,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajar(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); “Encontramos muitos problemas administrativos e técnicos no grupo, que estava com as atividades interrompidas. Reformular o Coral Municipal era uma das metas da nossa gestão e já estamos conquistando isso no primeiro ano de governo. Estamos fazendo um trabalho para...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.