Programação traz caravana socioambiental, caminhada ecológica e plantio de mudas

O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente preparou uma série de ações em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Na segunda-feira (18.09), acontece uma caravana socioambiental, entre a Posse, Taquaril e o Brejal, distribuindo panfletos sobre a importância da preservação ambiental. A programação prevê ainda o plantio de 200 mudas de árvores com alunos da rede municipal no Centro, Carangola e em Araras, além de uma caminhada ecológica educativa na trilha do Alto da Ventania, no Caxambu, no dia 24, último domingo do mês.



Meio Ambiente realiza ações educativas em comemoração ao Dia da Árvore
Meio Ambiente realiza ações educativas em comemoração ao Dia da Árvore

As ações estão integradas ao projeto Inteligência Ambiental, criado em agosto pela Secretaria de Meio Ambiente. “O nosso trabalho é realizado sempre de forma educativa, com o objetivo de criarmos uma sociedade que entenda a importância da preservação ambiental. Por isso, contamos sempre com o apoio das escolas da rede municipal nas ações”, afirma Anderson Maverick, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A caravana é uma ação integrada das Secretarias do Meio Ambiente, Defesa Civil e Ações Voluntárias e Educação, além do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil de Petrópolis, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.  “O principal objetivo é realizar a sensibilização da comunidade quanto ao patrimônio natural de sua região e mitigar novas ocorrências, sejam de queimadas ou maus tratos, por meio de educação ambiental e informações”, explica Anderson.




O plantio de árvores acontece no dia 21 de setembro simultaneamente no Parque Natural Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, na Escola Municipal São Geraldo, no Carangola e nas Escolas Municipais Manuel Pedro da Cunha Cintra e Professor Paulo Monte, em Araras. “A educação ambiental deve ser trabalhada em todos os níveis da Educação. Felizmente, as escolas realizam muitos trabalhos de conscientização com os alunos e esse reforço da Secretaria de Meio Ambiente vai confirmar a importância da pratica”, comenta o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A programação prevê uma caminhada ecológica educacional na trilha do Alto da Ventania, no Caxambu, no dia 24, último domingo do mês. Em agosto, o passeio aconteceu no Castelinho, no Morin, e contou com a presença de alunos Escola Municipal Luiz Carlos Soares. “É fundamental para a nossa cidade que os jovens aprendam desde cedo a importância da preservação. A caminhada oferece um debate de questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o descarte do lixo, economia de água, desmatamento, reflorestamento e a preservação do nosso patrimônio”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Edição: R.Loureiro

https://i1.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/dia-da-arvore.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i1.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/dia-da-arvore.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesAcontece#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,comemoração,cultura,dia a dia de petropolis,dia da arvore,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,meio ambiente,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,viajarProgramação traz caravana socioambiental, caminhada ecológica e plantio de mudas O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente preparou uma série de ações em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Na segunda-feira (18.09), acontece uma caravana socioambiental, entre a Posse, Taquaril e o Brejal,...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.