Município está cumprindo determinação do Ministério Público Federal e Estadual

Município está cumprindo determinação do Ministério Público Federal e Estadual
Município está cumprindo determinação do Ministério Público Federal e Estadual

Todos os 3,5 mil funcionários da saúde, inclusive médicos e cargos comissionados, terão suas horas de trabalho registradas por meio de ponto eletrônico. A mudança começa a valer a partir do dia 1º de outubro e equipamentos já estão em testes na Secretaria de Saúde.



“É uma orientação em escala nacional em muitos estados e municípios feita pelo Ministério Público. Isso dá mais transparência ao gerenciamento do setor público”, analisa o secretário de Saúde, Silmar Fortes.  Na gestão passada já havia orientação dos MP estadual e federal – em inquérito – determinando a medida que não chegou a ser executada.

Assumindo a responsabilidade na implantação, o município colocou para funcionar seis equipamentos de biometria que estavam estocados desde 2016. Os aparelhos já estão instalados no Centro Administrativo (Secretaria de Saúde), Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Centro de Saúde, Samu, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro para cadastro dos funcionários.

Para os demais locais como postos de saúde, centro odontológico e UBS, a coordenação de Tecnologia da Informação da secretaria desenvolveu um Sistema Próprio de Controle de Ponto (SPCP), onde o servidor registrará a presença por um sistema no computador fornecendo o número da matrícula.

“O ponto eletrônico também é umas das diretrizes da 14ª Conferência Municipal de Saúde e proposta do Conselho Municipal de Saúde (COMSAUDE). A medida traz mais segurança e transparência aos serviços, de modo a melhorar o atendimento à população, que é o nosso maior objetivo”, ressalta Silmar Fortes.





Controle da presença com rigor e transparência

Os novos sistemas substituem o manual e geram inúmeras vantagens ao setor de recursos humanos e aos servidores quanto ao controle da frequência de trabalho. O sistema é moderno, atualizado e de segurança. Para a implantação da biometria, os servidores precisam cadastrar as digitais junto com o número de matrícula de modo que o aparelho possa fazer o reconhecimento de cada um deles. Já o cadastro em computadores é fornecendo a matrícula e inserindo uma senha de acesso. Todos os computadores da rede de atendimento da Saúde já estão programados para o início do controle de ponto.

“Um dos objetivos da implantação do sistema biométrico é permitir ao setor de gestão de pessoas o benefício de possuir ferramentas que agilizem os processos da folha de pagamento, controle de horas trabalhadas, horas extras, entre outro” explica o Superintendente de Administração, Finanças e RH, Bruno Macedo.

Caberá aos funcionários da Saúde o registro das entradas e saídas no seu local de trabalho, bem como o intervalo de almoço. O Diretor de RH, Gil Veríssimo explica que durante os três primeiros meses o controle do ponto por papel ainda será utilizado, a fim de assegurar a eficácia do novo sistema.



“Esperamos que após esses três meses possamos eliminar o uso do papel e garantir economia com os gastos de confecção de cartões. A proposta do controle de ponto eletrônico é de modernizar e agilizar os serviços de fechamento do ponto mensal dos servidores, o que dará mais segurança ao funcionário devido à exatidão das informações fornecidas pelo equipamento”, disse Gil Veríssimo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/PMP
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/ponto-eletrônico-é-implanta.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/ponto-eletrônico-é-implanta.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,modernidade,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,ponto eletronico,prefeitura,rede,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,saúde,tempo real,ultima hora,urgente,viajarMunicípio está cumprindo determinação do Ministério Público Federal e Estadual Todos os 3,5 mil funcionários da saúde, inclusive médicos e cargos comissionados, terão suas horas de trabalho registradas por meio de ponto eletrônico. A mudança começa a valer a partir do dia 1º de outubro e equipamentos já estão em...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.