Quitandinha, Centenário e Bonfim são beneficiados

As obras para enterrar a fiação de distribuição de energia e evitar interrupções de fornecimento de eletricidade por causa da queda de árvores ou barreiras está avançando em três frentes de trabalho. As intervenções acontecem no Quitandinha, no Centenário e no Bonfim. A última etapa será realizada no Valparaíso. Elas fazem parte do Plano Verão e são realizadas em parceria entre a Secretaria de Obras e a Enel Distribuição Rio. O objetivo é beneficiar cerca de 50 mil moradores.

Obras do Plano Verão da prefeitura com Enel Distribuição Rio avançam em três pontos
Obras do Plano Verão da prefeitura com Enel Distribuição Rio avançam em três pontos

O trabalho consiste em enterrar os fios de alta tensão, que faz a distribuição de energia para residências, comércio e hospedarias. No verão, aumenta a possibilidade de queda de árvores e barreiras sobre essa fiação por causa da chuva. Quando isso acontece, a interrupção no fornecimento não ocorre apenas no local onde o problema ocorreu, mas também em regiões próximas.



“O problema não fica localizado, acaba impactando outros locais. Então essa parceria traz benefícios muito além dos moradores próximos de onde as obras estão ocorrendo. Já vai ser possível perceber a diferença já neste verão”, explica o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

Na Av. Getúlio Vargas (Quitandinha), por exemplo, a obra vai beneficiar 3,5 mil clientes, alcançando 14 mil pessoas. O rompimento dos cabos de alta tensão nessa rua atinge também os moradores das ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro. Por isso, foi feito enterramento de 182 metros da rede na região. A equipe de manutenção viária da Secretaria de Obras está finalizando a limpeza e o reposicionamento de blocos de pedra da calçada.

“O projeto foi concluído de acordo com nossos objetivos e com certeza teremos enormes ganhos de qualidade neste circuito. Estamos energizando a obra do Centenário e, simultaneamente, estamos avançando no Bonfim”, afirma o responsável pelo Polo da Serrana da Enel, Rodrigo Almeida.





Na Rua Pedro Stumpf Sobrinho (Centenário), a intervenção está na segunda fase, que é a ligação dos cabos feita pela concessionária. Antes, a Secretaria de Obras fez a abertura de canaletas em 154 metros da via. O mesmo procedimento já teve início na Rua Dr. Agostinho Goulão (Bonfim), onde a obra vai percorrer 363 metros. A equipe de manutenção viária abre canaletas de 30 a 40 cm de largura com um metro de altura. A Enel faz a instalação dos dutos e, em seguida, os funcionários da secretaria fazem fechamento do espaço. O último passo do planejamento é enterrar 284 metros de rede na Rua Lopes de Castro (Valparaíso) – subida da Batata Frita.

“Já aconteceu de ficar mais de um dia sem luz até consertar depois de cair árvore. Acho que é uma boa solução essa de colocar a rede por baixo da terra, tomara que se estenda por mais locais e dê certo”, disse a vendedora Mariza Pizza, que mora no Bonfim.





Essa iniciativa é piloto para a Enel, que avalia levar para outras cidades da área de concessão. Nesta semana, a concessionária está vistoriando com ajuda de um helicóptero locais como Posse, Pedro do Rio e Secretário. O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados dos centros urbanos, onde os carros da companhia não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/PMP
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Obras-do-Plano-Verão-da-pre.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Obras-do-Plano-Verão-da-pre.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,Enel,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,obras,plano,politica,prefeitura,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,tempo real,ultima hora,urgente,verão,viajarQuitandinha, Centenário e Bonfim são beneficiados As obras para enterrar a fiação de distribuição de energia e evitar interrupções de fornecimento de eletricidade por causa da queda de árvores ou barreiras está avançando em três frentes de trabalho. As intervenções acontecem no Quitandinha, no Centenário e no Bonfim. A última...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.