Uma das características da Síndrome de Burnout é o forte desgaste físico e psicológico

Foi aprovada em Petrópolis, RJ, a Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que cria Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Burnout a ser realizado anualmente no dia 15 de outubro.

Aprovada Lei que alerta para os sinais da Síndrome Síndrome de Burnout
Aprovada Lei que alerta para os sinais da Síndrome Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

“Cobranças, pressão para produzir, exigências no cumprimento de prazos cada vez mais apertados. Rotinas produtivas que se tornam cansativas e profissionais cada vez mais doentes física e mentalmente. Isto pode resumir a realidade de muitos trabalhadores na atualidade e esta situação acaba fazendo se perder de vista coisas como a alegria e o prazer na execução das atividades diárias”, frisa Gilda Beatriz, que é psicóloga e presidente da Comissão de Defesa da Educação e dos Servidores Públicos.



A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

“É necessário que trabalhadores nessas condições, passem a conhecer essa síndrome, aprender a evitá-la e saber como lidar com ela. Nossa luta agora será para conscientizar sobre os problemas gerados por esta Síndrome e, consequentemente, resultando em grande benefício ao desenvolvimento social de nosso Município”, completa.

No Brasil, 30% dos profissionais apresentam esse diagnóstico, conforme pesquisa da filial nacional da International Stress Management Association (Isma), que avaliou mil pessoas de 20 a 60 anos entre 2013 e 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Gabinete da Vereadora Gilda Beatriz
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/Lei-que-alerta-para-os-sina.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/Lei-que-alerta-para-os-sina.jpg?fit=93%2C93&ssl=1Marcia ChavesPolítica#avozdepetropolis,a voz de petropolis,Brasil,Burnout,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,dia a dia de petropolis,disturbio,esgotamento,físico,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,mental,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,politica,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,Síndrome,Síndrome de Burnout,tempo real,ultima hora,urgente,viajarUma das características da Síndrome de Burnout é o forte desgaste físico e psicológico Foi aprovada em Petrópolis, RJ, a Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que cria Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Burnout a ser realizado anualmente no dia 15 de outubro. A síndrome...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.