Lixo toma conta da cidade, reclamações vem de todas as partes do município.

Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis

Sabemos que não há agentes de fiscalização suficientes nem para o mínimo necessário, em uma cidade como Petrópolis, que tanto depende de atrair turistas, mas que os afasta com tanta desordem, sujeira, etc.

A falta de fiscalização atinge as funções mais importantes e básicas no município, como fiscalização de obras, de trânsito, de infrações e crimes ambientais, de ruído, de vandalismo, de questões relativas ao bem-estar dos animais, etc.

Os próprios moradores sofrem com essa falta de fiscalização, pois a lei é letra morta. Quando não há fiscalização eficaz, não há estimulo ao cumprimento das leis nem à obediência aos bons costumes. Uma fiscalização eficaz é chave para criar e manter um ambiente limpo, saudável, organizado e atraente.

Na presente denúncia, vou focar a questão do lixo na cidade.

A LOM (Lei Orgânica Municipal) e o Código de Posturas de Petrópolis preconizam a disposição correta e a coleta pelos agentes da prefeitura. Entretanto, é possível observar inúmeros exemplos de lixo mal acondicionado, não recolhido, jogado em locais impróprios, etc. Reina a bagunça e a impunidade, já que inexiste fiscalização eficaz para coibir até situações absurdas, muito mais as irregularidades menores que também degradam a qualidade de vida dos petropolitanos e desgastam nossa imagem perante os visitantes.

Anexo algumas fotos autoexplicativas, que demonstram a ausência de cuidados com a disposição do lixo urbano pelos moradores, e a omissão do cumprimento das obrigações para com o lixo, pelos agentes da prefeitura.



A disposição e coleta do lixo deveriam ser realizadas corretamente, assim como a fiscalização, para coibir práticas que causam danos ao meio ambiente e custos financeiros, e prejudicam a qualidade de vida do município.

Os problemas recorrentes, como lixeiras inoperantes, mesmo que em alguns casos isso seja devido a atos de vandalismo, são principalmente responsabilidade da própria administração municipal, que deveria implementar um sistema mais robusto e resistente a tais atos, e fiscalizar e coibir atos de vandalismo.

A situação generalizada evidência uma incapacidade de gestão por parte da administração pública.





Com relação ao lixo urbano, o pedido às autoridades municipais é que a fiscalização seja realizada com eficácia, para coibir as práticas que tanto prejudicam Petrópolis. Cabe ao executivo implementar as medidas necessárias para que essa fiscalização seja realizada, e que os infratores sejam de fato punidos.

Mais algumas fotos:

Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Lixo espalhado pela cidade de Petrópolis
Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Parabenizo primeiramente a Voz de Petrópolis por dar oportunidade e voz a população através do site. Não posso deixar de parabenizar também o ilustre Doutor Prof. Cleveland pela denúncia aqui comentada. E acrescento que nossa cidade não precisa de soluções momentâneas a fim de engomar o colarinho dos atuais representantes da população no governo, mas sim, soluções públicas eficazes, mesmo que ao longo prazo!!! Vamos parar de tapar o sol com a peneira!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.