Setor de telefonia lidera, seguido por bancos e lojas de departamento

Mais de 26 mil pessoas foram atendidas ao longo do ano

Oi lidera ranking de reclamações no Procon em 2018
Oi lidera ranking de reclamações no Procon em 2018

A empresa Oi liderou o ranking de reclamações no Procon Petrópolis em 2018. No ano em que o órgão de defesa do consumidor bateu recorde no atendimento – mais de 26 mil, os setores de telefonia, serviços e bancários aparecem como os principais alvos de reclamação dos consumidores petropolitanos.

A distância entre as primeiras colocadas, porém, surpreende: enquanto a líder segue com 1.175 reclamações, a Enel, segundo no ranking tem 529. Uma diferença de 45% entre as primeiras colocadas.

As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Os recorrentes problemas, no entanto, levaram o Procon a investigação preventiva que culminou na assinatura de Termos de Ajuste de Conduta.

Como resultado, o Procon vai abrigar, em 2019, “Soluções Oi”, o primeiro fora de uma Capital. A Claro também se comprometeu a disponibilizar um funcionário para atendimento em sua loja física e a TechCable já prepara, junto ao Procon, um método para garantir que os clientes tenham o devido atendimento.

O prefeito Bernardo Rossi explica que o Procon se consolidou como referência para o consumidor petropolitano e que o crescimento do número de atendimentos está diretamente relacionado a expansão dos seus métodos de atendimento aliado à modernização implementada pelo órgão. “O Procon atinge a taxa de resolução superior a 90%, ou seja, a pessoa que vai ao órgão consegue, de fato, ter sua demanda resolvida. É um aumento grande em relação a 2017 e maior ainda se comparada a 2016, quando a taxa de resolutividade era de apenas 45% em um universo de 3.200 atendimentos realizados”, explica o prefeito.

Dentre as mudanças implementadas pelo Procon, a criação de um canal para denúncias via WhatsApp vem chamando atenção e hoje já é responsável por 35% dos atendimentos registrados no Procon.

Há, ainda, uma página do Facebook e o formulário de contato no site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Além disso, uma unidade de atendimento no Procon, no distrito de Itaipava, no Centro da Cidadania – uma antiga demanda de moradores dos distritos, atende a população.

O Procon também realiza ações itinerantes –  Posse, Vale do Carangola, Alto da Serra, Quissamã e até o Centro, já receberam a ação.

“Nossa expectativa para 2019 é implementação do Procon Móvel. Trata-se de uma unidade totalmente equipada com todos os recursos que temos na sede do Procon. Uma novidade que irá fazer os recursos do órgão chegarem a ainda mais pessoas. Além disso, estamos trabalhando na criação de um aplicativo para o Procon.




Com ele será possível não só fazer denúncias, mas protocolar atendimentos e acompanhar cada detalhe do caso. Isso dará ainda mais eficiência ao Procon e conseguiremos atender um raio ainda maior de pessoa. Trabalhamos com o ideal de que o direito do consumidor é para todos e por isso estamos atuando para chegar a cada vez mais lugares”, anuncia o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.