Alunos de 12 escolas participaram do desfile nesta segunda-feira (04.09), no Alto da Serra

“A Semana da Pátria representa o nosso maior ato de civismo, quando os pequenos brasileiros mostram o respeito à Pátria e à história do nosso país nos desfiles. É muito bonito presenciar os pais e as famílias acompanhando os alunos da rede municipal de Educação. Agradeço aos petropolitanos pela participação nos desfiles”, disse o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos, que representou o prefeito Bernardo Rossi no evento nesta segunda-feira (04.09), no Alto da Serra – evento que contou com 2.700 estudantes de 12 escolas.

Quase 3 mil alunos participam do desfile pela Semana da Pátria no Alto da Serra
Quase 3 mil alunos participam do desfile pela Semana da Pátria

A Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória acompanhou os desfiles das escolas da região. O evento contou com a execução do hino nacional e hasteamento das bandeiras do Brasil, feita por Renan Campos, do Estado do Rio de Janeiro, feito pelo secretário de Educação, Anderson Juliano e a de Petrópolis, hasteada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Igor.

“Os professores e diretores das escolas municipais estão de parabéns. Os desfiles estão lindos e os alunos estão demonstrando todo o seu respeito pela Semana da Pátria. Agradecemos a confiança e o apoio das famílias”, afirma o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A preservação das belezas naturais do Brasil e os biomas nortearam os desfiles das escolas de educação infantil Casa Escola Três Ursinhos e Centro Educacional Krimberg, Centro de Educação Infantil Frei Leão e Escola Xodozinho. Os alunos levaram bandeiras do Brasil e faixas como mensagens como “O futuro do Brasil está em nossas mãos”.

Reflexão sobre a biodiversidade com dicas sobre como reutilizar e reciclar, além da preservação da água, mananciais e tratamento de esgoto foram as bandeiras dos alunos do CEI Professora Sonia Regina Scudese. Já os patrimônios naturais do Brasil e do mundo e a importância da preservação das florestas brasileiras foram o destaque do desfile da Escola São Cristóvão.

O desfile contou também com a participação das bandas marciais Odette Fonseca, Trovão Impérial (E.M Geraldo Ventura Dias) e Imperial Petropolitana (E.M Dr. Rubens de Castro Bomtempo).



Os alunos da Escola das Comunidades Santo Antônio levaram faixas sobre a preservação da fauna brasileira e leito dos rios. O socorro à Amazônia e a valorização dos biomas se transformaram em mensagens pelos alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória. Eles também distribuíram mudas de plantas para as autoridades presentes. Ecossistema, desmatamento e a preservação da fauna brasileira nortearam os desfiles das escolas E.M Geraldo Ventura Dias, E.M Vereador José Fernandes da Silva e E.M Rubens de Castro Bomtempo.

O desfile emocionou o público. “Muito importante presenciar os pequenos, que representam o nosso futuro, dando exemplo de amor ao nosso país. Esse pequeno ato resgata a nossa esperança e mostra o valor da história do nosso país”, contou Ieda Machado Vargas



Desfile em Cascatinha contou com a participação de 900 alunos

“É uma experiência diferente. Desperta uma sensação boa. Tenho orgulho do meu país e participar do desfile é uma forma de demonstrar isso”, disse Leticia de Andrade, aluna do 9º ano da Escola Monsenhor João de Deus Rodrigues. A banda da escola participou do desfile cívico em Cascatinha, realizado no último domingo (03.04). Cerca de 900 alunos de dez escolas, além de integrantes da Legião da Boa Vontade (LBV) e do 132º Grupo de Escoteiros / Rj Oliveira Bulhões participaram do evento que reuniu um público de mais de 600 pessoas na Rua Bernardo de Vasconcelos.

“O desfile é momento em que demonstramos o amor à nossa pátria, o respeito aos nossos atos históricos e onde depositamos a esperança de dias melhores. Nós conversamos com os alunos e com muito respeito, eles participam do desfile. É um dia emocionante para eles”, afirma a professora Leila se Souza.

Na ocasião, foi realizado o hasteamento da bandeira do Brasil, do Rio de Janeiro e de Petrópolis ao som do Hino Nacional. A cerimônia também contou com a participação da secretária de Assistência Social, Denise Quintella e dos vereadores Jamil Sabrá e Justino do Raio X.

Com bandeiras do Brasil e dos Estados brasileiros, os alunos das escolas municipais Paulo Saldanha, Duque de Caxias, Municipalizada Carmen Nunes Martins, Rosemira Cavalcanti, Antônio Leite Garcia, Jorge Amado e Fábrica do Saber, carregaram mensagens sobre a preservação do meio ambiente, importância da família e a diversidade do país. O desfile contou o desfile dos alunos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), dos escoteiros do 132º grupo de escoteiros e dos alunos de karatê do projeto Renascer para a vida.

Ato Cívico na Posse

Nessa terça-feira (05.09), às 9h, ainda na programação da Semana da Pátria 2017, ocorrerá um ato cívico na Posse, no Ciep Brizolão 281 Gabriela Mistral. Além dos alunos do Ciep, participarão do evento os alunos da E.M Taquaril, Escola Municipalizada Mysés Furtado Bravo, E.M Félix Wan Erven de Barros, Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, E.M Oswaldo da Costa Frias, E.M Beatriz Zaleski, E.M Hildebrando de Carvalho, Escola Crescer Sabendo Ser, E.M Arnaldo Dyckerhoff e Colégio Astro.

O ato contará com a execução do Hino Nacional, apresentação da banda Maestro Cizenando Cunha, do Ciep Brizolão 281 Gabriela Mistral, da banda Professora Neyda Ferreira da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, da banda Cantos do Brejal, da Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, e ainda, declamação de poesia, leitura de poema, apresentação de balé e jogral.

Fonte: Fonte: ASCOM: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/desfile-semana-da-patria.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/desfile-semana-da-patria.jpg?fit=93%2C93&ssl=1Marcia ChavesCidade#avozdepetropolis,a voz de petropolis,alunos,Brasil,cidade de petropolis,cidade do Rio,cultura,Desfile,dia a dia de petropolis,escolas,informações,jornais,jornal de petropolis,matérias,minuto a minuto,noticias,noticias de petropolis,notícias urgentes,noticiasdepetropolis,pátria,politica,rio de janeiro,RJ,saber mais petropolis,saiba mais petropolis,semana,tempo real,ultima hora,urgente,viajarAlunos de 12 escolas participaram do desfile nesta segunda-feira (04.09), no Alto da Serra “A Semana da Pátria representa o nosso maior ato de civismo, quando os pequenos brasileiros mostram o respeito à Pátria e à história do nosso país nos desfiles. É muito bonito presenciar os pais e as...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.