É só acontecer algo diferente na cidade que começa a boataria

Boato nesta sexta-feira em meio a tensão gerada por guerra na Rocinha

O intenso tiroteio na Rocinha, que levou à interdição da autoestrada Lagoa-Barra e ao fechamento de várias escolas naquela área da Zona Sul do Rio, gerou um clima de tensão na cidade. Em meio às informações sobre a guerra na favela de São Conrado, surgem muitas informações inverídicas, disseminadas com a ajuda do medo instalado no Rio. reunimos aqui diversos boatos que circulam pelas redes sociais e pelo WhatsApp nesta sexta-feira.




Mais de 70 policiais militares foram presos na Rocinha por irregularidades no fardamento e uso de celular é boato

Informação compartilhada em grupos de Whatsapp dizia que mais de 70 PMs que participavam da operação na Rocinha teriam sido presos por motivos como o uso de uniforme de manga longa, uso de celular sem autorização e falta do uso do quepe. A PM, entretanto, negou as prisões e disse que a informação é boato.

Policial do Bope morto na Rocinha é boato

A informação que circula de que um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) teria sido morto durante confronto na Rocinha nesta sexta-feira é boato. A Polícia Militar negou, em nota, que tenha havido morte de policial do Bope. O que houve, segundo a PM, foi a morte de um policial do Batalhão de Choque da PM na Avenida Brasil, mas sem relação com os confrontos na Rocinha. Dois policiais militares trocaram tiros após desentendimentos no trânsito e um deles se feriu, vindo a óbito. O outro policial envolvido está prestando depoimento.
Rock in Rio cancelado é boato

Poucas horas depois de o tiroteio na Rocinha fechar a Lagoa-Barra, muitas pessoas compartilharam a notícia falsa de que o Rock in Rio seria cancelado nesta sexta-feira. A assessoria de imprensa do festival, porém, garante que a programação está toda de pé. Os portões serão abertos às 14h, conforme o previsto.

O mesmo vale para o BRT. Apesar de boatos dizendo o contrário, os corredores expressos estão operando sem alterações, segundo o consórcio responsável. O BRT é a melhor opção para chegar aos bairros da Zona Oeste e, para o público do Rock in Rio, à Cidade do Rock.

Detran da Gávea invadido é boato

Por volta de 13h, circulou nas redes sociais que a unidade do Detran da Gávea havia sido invadida por bandidos. A assessoria do órgão negou que tenha havido qualquer invasão, tentativa de invasão ou violência nesta sexta-feira.

A unidade fechou o expediente no começo da tarde por precaução, devido ao confronto na Rocinha, perto da unidade. Os funcionários “estavam temerosos” com os confrontos na cidade e o comércio também estava fechando, diz a assessoria.




Assalto perto do Norte Shopping é boato

Um vídeo que já tinha circulado voltou a ser compartilhado por grupos de moradores do Rio. Nas imagens, um bando de ladrões cerca um veículo, rende o motorista e leva o carro. As imagens circulam acompanhadas da informação de que o crime aconteceu perto do Norte Shopping, na Zona Norte do Rio, mas o assalto aconteceu na cidade de São Vicente, São Paulo.

No registro, um dos homens aparece com uma arma na mão e ameaça o motorista próximo à Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues. Dois criminosos entram no veículo e fogem. O resto do grupo sai correndo pela rua.

De acordo com informações da polícia, alguns dos jovens que aparecem nas imagens já foram identificados. No entanto, ninguém foi detido.

Foto de tanques entrando na Rocinha é boato

Foto de tanques entrando na Rocinha é boato
Foto de tanques entrando na Rocinha é boato

Nas redes sociais circula a imagem acima, que mostra pelo menos três tanques entrando na Rocinha, acompanhada das informações de que a foto seria de hoje, mas ela é antiga. A imagem, feita pelo fotógrafo da Agência O Globo Pablo Jacob é do dia 13 de novembro de 2011, durante operação de pacificação na favela, dias após o traficante Nem ser preso.




Comboio bandidos no Jardim Botânico
Comboio bandidos no Jardim Botânico

Comboio bandidos no Jardim Botânico

Nas redes sociais circula um alerta de que um um comboio com seis carros com homens armados estariam circulando na Rua Jardim Botânico, em direção ao Humaitá. De acordo com a Polícia Militar, podem ser desdobramentos dos confrontos que ocorrem desde cedo na área de mata. Porém não foram encontradas imagens e nem registros da passagem dos criminosos pela rua do bairro.

https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/boatos-não.jpg?fit=600%2C370&ssl=1https://i2.wp.com/www.avozdepetropolis.com.br/wp-content/uploads/2017/09/boatos-não.jpg?fit=150%2C93&ssl=1Marcia ChavesDesmentindo Boatosboato,farsas,mentiras,RocinhaÉ só acontecer algo diferente na cidade que começa a boataria O intenso tiroteio na Rocinha, que levou à interdição da autoestrada Lagoa-Barra e ao fechamento de várias escolas naquela área da Zona Sul do Rio, gerou um clima de tensão na cidade. Em meio às informações sobre a guerra...Noticias de Petrópolis em um só lugar, a verdade doa a quem doer.