Saúde e bem-estar são dois conceitos distintos que merecem atenção.

Estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida.

Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social.
Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social.

Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece a atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saúde é um conceito de difícil definição, que varia de acordo com o órgão, com o indivíduo, com o local, com a época e, até mesmo, com a classe social de quem o conceitua. Para muitos, saúde trata-se apenas da ausência de doença, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico, apresentando relação também com o bem-estar mental e social.

Conceito de saúde

O conceito de saúde mais conhecido é aquele que diz que saúde é a ausência de doenças. Esse conceito foi proposto por Christopher Boorse em 1977 e, até hoje, é muito utilizado. Entretanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um conceito ainda mais complexo.

De acordo com a OMS, saúde pode ser definido como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Percebe-se, portanto, que, para o indivíduo ter saúde, não basta ele não ter doenças, sendo necessário analisar o corpo, a mente e o aspecto social no qual um indivíduo está inserido.

Esse conceito de saúde é muito difícil de ser encontrado. Além disso, é difícil de ser determinado, uma vez que é extremamente complicado admitir que um indivíduo apresente ou não um bem-estar psicossocial, já que bem-estar é um conceito subjetivo e está muito relacionado com o modo como o indivíduo percebe sua vida.

O bem-estar está relacionado, entre outros fatores, com os aspectos sociais e econômicos de um indivíduo, bem como com sua satisfação com a vida.
O bem-estar está relacionado, entre outros fatores, com os aspectos sociais e econômicos de um indivíduo, bem como com sua satisfação com a vida.

O conceito de bem-estar, assim como o conceito de saúde, é bastante complexo e destaca-se por ser um estado subjetivo. De acordo com a professora universitária Vera Maria Ribeiro Nogueira, em seu artigo “Bem-estar, bem-estar social ou qualidade de vida: a reconstrução de um conceito”, alguns autores consideram que o estado de bem-estar é “concernente às condições da pessoa de satisfazer suas necessidades materiais e suas aspirações espirituais”.

De uma maneira geral, o bem-estar está relacionado com o bem-estar objetivo e com o bem-estar subjetivo. O bem-estar objetivo relaciona-se com os aspectos sociais e econômicos de um dado indivíduo, enquanto o bem-estar subjetivo está relacionado com a experiência de vida de cada indivíduo. Geralmente, divide-se o bem-estar subjetivo em três categorias: satisfação com a vida, afetos positivos e afetos negativos.

Diferença entre saúde e bem-estar

O termo “bem-estar” possui significado complexo, subjetivo e, geralmente, é utilizado para indicar aspectos físicos, emocionais e sociais de um indivíduo. Está relacionado com a capacidade de o indivíduo suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. A saúde, por sua vez, de acordo com a OMS, refere-se ao bem-estar. Considera-se que, para um indivíduo ter saúde, ele deve viver o estado mais completo de bem-estar físico, mental e social.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida é bastante diversificado, sendo possível encontrar diferentes definições na literatura. De acordo com a OMS, a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Esse conceito é extremamente complexo e está relacionado com aspectos físicos, psicológicos, sociais, entre outros.

De acordo com o conceito da OMS, a qualidade de vida está, portanto, relacionada, com questões físicas, como a presença de dor e a quantidade de sono diário, e com questões psicológicas, como imagem corporal, sentimentos negativos e autoestima. Também está relacionada com questões de mobilidade, dependência da utilização de medicamentos, relações pessoais, capacidade de trabalho, segurança física, recursos financeiros, disponibilidade de cuidados com a saúde, opções de lazer, transporte e, até mesmo, aspectos espirituais e crenças pessoais. A qualidade de vida é, portanto, um conceito bastante complexo e, como podemos ver, está relacionada, diretamente, com os conceitos de saúde e de bem-estar.

ODS 3

Em 2015, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York, os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS abordam diferentes temas, entre os quais destaca-se o ODS 3, que aborda saúde e bem-estar. De acordo com esse ODS, os países deverão assegurar, até 2030, uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Entre as metas do Objetivo 3 estão:

  • Reduzir a taxa de mortalidade materna.
  • Reduzir as mortes evitáveis de recém-nascidos e de crianças menores de cinco anos.
  • Acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.
  • Reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis.
  • Reforçar a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, como drogas entorpecentes.
  • Reduzir acidentes nas estradas.
  • Garantir acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.
  • Atingir a cobertura universal de saúde.
  • Reduzir número de mortes e doenças por produtos químicos e poluição.

Dicas de saúde e bem-estar

O conceito de saúde é extremamente complexo e, de acordo com a OMS, envolve o bem-estar físico, mental e social. Diante disso, veja a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo na tarefa de conseguir um corpo e uma mente sadios:

  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • Alimente-se bem, reduzindo sempre alimentos industrializados, ricos em sal, açúcares e gorduras. Insira na dieta mais alimentos naturais.
  • Beba muita água.
  • Evite o fumo e bebidas alcoólicas em excesso.
  • Proteja a pele da exposição excessiva ao sol. Utilize sempre filtro solar.
  • Priorize as boas noites de sono.
  • Faça um check-up regularmente.
  • Cuide da sua saúde mental e nunca sinta vergonha de procurar ajuda psicológica.
  • Não utilize medicamentos sem prescrição médica.
  • Tenha hábitos de higiene adequados, lembrando-se sempre de lavar as mãos e de não compartilhar objetos de uso pessoal.
  • Controle seu estresse.
  • Procure sempre organizar um tempo na sua agenda para as atividades que mais gosta, como passear no parque ou assistir a um filme no cinema.
  • Evite comparar sua vida social com a de outras pessoas.
  • Não se preocupe com o padrão de beleza imposto pela sociedade, pois cada pessoa é única e apresenta uma beleza diferente.
  • Mantenha boas relações sociais.
  • Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
  • Controle suas finanças.
  • Seja grato por tudo o que conquistou.

Matéria de: brasil escola
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.